Penafiel acolhe Ciclo de tertúlias médico-desportivas ROPE®

A “Dor no Futebolista” é o tema que dá o "pontapé de saída", já no próximo dia 30 de janeiro, para um Ciclo de Tertúlias que o ROPE – Reabilitação e Otimização de Performance® irá organizar durante o ano de 2017.

Ao todo serão seis os eventos, de janeiro a novembro, em várias localidades do Vale do Sousa e também na cidade do Porto.

Esta primeira iniciativa realizar-se-á nas instalações das Clínicas Nuno Mendes (grupo de saúde que o ROPE® integra) em Penafiel, às 21h30, com a participação de um painel multidisciplinar de oradores.

Especialistas em medicina desportiva, treino de alto rendimento, fisioterapia, podologia e hipnose juntam-se para partilhar as suas perspetivas sobre o tema.

A "Dor no Futebolista" levanta a necessidade de reforçar a abordagem holística e o trabalho em equipa no sentido de controlar aquela que é uma das principais razões do insucesso desportivo.

Assim sendo, os vários especialistas usarão exemplos práticos do trabalho desenvolvido em grupo que pode ser feito tendo em vista a melhoria dos sintomas de dor no futebolista mas não deixando de ressalvar o que deve ser realizado por cada uma das áreas em questão.

A título de exemplo, um dos oradores, o fisiatra José Luís Carvalho, especialista em medicina desportiva e medicina da dor, irá abordar assuntos como a dor articular no atleta, lesões meniscais e de cartilagem, viscossuplementação intra-articular e fatores de crescimento.

Paulo Ferreira, diretor de conteúdos de informação do Porto Canal, será o “árbitro” deste pontapé de partida estando-lhe reservado o papel de moderador.

As restantes tertúlias vão prolongar-se durante o ano de 2017 com uma periodicidade bimestral, terminando apenas no dia 17 de novembro.


Os eventos terão o apoio das câmaras municipais de Penafiel, Paredes e Lousada, com cada um destes territórios a receber uma das tertúlias e, ainda, do Sport Club do Porto.

Fonte- gabinete comunicação/ António Nobre

Comentários