Penafiel renova título de melhor Cidade para viver do Vale do Sousa e Baixo Tâmega

Dos 308 municípios portugueses, Penafiel mantêm-se no Top 50 das melhores cidades portuguesas para viver, visitar e investir


Pelo 4º ano consecutivo, a consultora internacional Bloom Consulting continua a eleger Penafiel como o melhor concelho para viver da região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega.


Os dados apresentados colocam Penafiel entre as marcas mais valiosas da região Norte, colocando-a na 16.ª da lista. O estudo aponta ainda Penafiel entre as melhores 50 cidades do país (49.ª), única da região, fixando-se assim no Top 50 das melhores cidades para viver, visitar e investir, em Portugal.

De acordo com a Metodologia da Bloom Consulting, existem 5 objetivos ou dimensões essenciais: a Atração de Investimento (”IED”); a Atração de Turistas; a Atração de Talento; a Aumento da Proeminência e o Aumento das Exportações.



A Bloom Consulting realizou o estudo "Portugal City Brand Ranking ", abrangendo 308 municípios portugueses e classifica a sua atratividade e desempenho em três vertentes: investimento; turismo e habitante/talento/viver e contou com a analise de dados estatísticos de fontes oficiais como o Instituto Nacional de Estatísticas, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Portal Pordata.

Este estudo inclui variáveis como o crescimento empresarial, a taxa de ocupação hoteleira, a criação de novas empresas, o índice de criminalidade, o poder de compra, os serviços de saúde por habitante ou a oferta cultural, entre outros.





Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Estes dados reforçam o que assumimos para com os penafidelenses – desenvolver um território cada vez mais justo, cada vez mais coeso, cada vez mais atractivo e cada vez mais solidário. Estamos satisfeitos e confiantes mas acima de tudo cada vez mais motivados para continuar a oferecer qualidade de vida a todos os penafidelenses. Trabalhamos e continuaremos a trabalhar afincadamente nas diversas áreas como o combate ao desemprego, a coesão territorial, combate às fragilidades sociais, a educação, o turismo, as acessibilidades e os equipamentos de proximidade. Este mérito é de todos os penafidelenses que gostam da sua terra, que trabalham de forma dedicada e empenhada por este nosso concelho, que querem preservar um património que se foi construindo ao longo dos anos e contribuir para o melhorar e valorizar. É bom visitar Penafiel, é atractivo investir em Penafiel, e é ainda melhor viver em Penafiel.”

Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários

Anónimo disse…
Para Quando um real investimento na Indústria?
Penafiel tem um zona Industrial com meia dúzia de empresas. Quando é que a câmara vai procurar por empresas que façam desenvolver a economia Penafidelense e oferecer emprego aos jovens formados que têm que abandonar a cidade para trabalhar na área.
Na minha opinião Penafiel não tem uma real aposta no desenvolvimento industrial.
gostava de ver serem criadas condições para empresas multinacionais ou grandes empresas nacionais vissem em Penafiel um bom investimento.