Penafiel renova título de melhor Cidade para viver do Vale do Sousa e Baixo Tâmega

Dos 308 municípios portugueses, Penafiel mantêm-se no Top 50 das melhores cidades portuguesas para viver, visitar e investir


Pelo 4º ano consecutivo, a consultora internacional Bloom Consulting continua a eleger Penafiel como o melhor concelho para viver da região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega.


Os dados apresentados colocam Penafiel entre as marcas mais valiosas da região Norte, colocando-a na 16.ª da lista. O estudo aponta ainda Penafiel entre as melhores 50 cidades do país (49.ª), única da região, fixando-se assim no Top 50 das melhores cidades para viver, visitar e investir, em Portugal.

De acordo com a Metodologia da Bloom Consulting, existem 5 objetivos ou dimensões essenciais: a Atração de Investimento (”IED”); a Atração de Turistas; a Atração de Talento; a Aumento da Proeminência e o Aumento das Exportações.



A Bloom Consulting realizou o estudo "Portugal City Brand Ranking ", abrangendo 308 municípios portugueses e classifica a sua atratividade e desempenho em três vertentes: investimento; turismo e habitante/talento/viver e contou com a analise de dados estatísticos de fontes oficiais como o Instituto Nacional de Estatísticas, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Portal Pordata.

Este estudo inclui variáveis como o crescimento empresarial, a taxa de ocupação hoteleira, a criação de novas empresas, o índice de criminalidade, o poder de compra, os serviços de saúde por habitante ou a oferta cultural, entre outros.





Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Estes dados reforçam o que assumimos para com os penafidelenses – desenvolver um território cada vez mais justo, cada vez mais coeso, cada vez mais atractivo e cada vez mais solidário. Estamos satisfeitos e confiantes mas acima de tudo cada vez mais motivados para continuar a oferecer qualidade de vida a todos os penafidelenses. Trabalhamos e continuaremos a trabalhar afincadamente nas diversas áreas como o combate ao desemprego, a coesão territorial, combate às fragilidades sociais, a educação, o turismo, as acessibilidades e os equipamentos de proximidade. Este mérito é de todos os penafidelenses que gostam da sua terra, que trabalham de forma dedicada e empenhada por este nosso concelho, que querem preservar um património que se foi construindo ao longo dos anos e contribuir para o melhorar e valorizar. É bom visitar Penafiel, é atractivo investir em Penafiel, e é ainda melhor viver em Penafiel.”

Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários