Paróquia de Penafiel | Avisos semanais- 25/02/2018



PARÓQUIA DE PENAFIEL – AVISOS E HORÁRIOS DAS CELEBRAÇÕES
-Na próxima terça-feira, dia 27 de fevereiro, às 21h, haverá ensaio conjunto. Para além da formação proposta a todos os coros, iremos começar os ensaios para as celebrações da Semana Santa. A presença e participação de todos é importante, neste caminho que queremos trilhar na nossa comunidade.
-Durante as sextas-feiras da Quaresma, às 18h45, na Igreja Matriz, haverá Via Sacra. Que a meditação dos caminhos de Jesus no Calvário e nos muitos calvários da humanidade seja oportunidade de também nós vivermos este tempo quaresmal ao encontro de Cristo nos caminhos da humanidade.
-Durante a Quaresma, haverá Via Sacra, na Igreja do Calvário, às sextas-feiras e aos domingos, às 15h.
-Sábado, dia 3 de Março, celebra-se o 248º Aniversário da Cidade de Penafiel. Por este motivo será celebrada missa de ação de graças, na Igreja Matriz às 11h30.
-No mês de março não haverá celebração de batismos.
-Como tem acontecido nos últimos anos, durante o Tempo da Quaresma, à porta da Igreja, no fim das Eucaristias, estarão a recolher as ofertas para ajudar na organização das Procissões da Semana Santa.
-Na caminhada quaresmal propomo-nos um caminho de procura de Deus, partindo da experiência humana. Cada semana somos convidados a conversar sobre o tema proposto e terminarmos essa conversa num encontro comunitário. Na segunda semana o tema é: «Onde encontrar a felicidade». O encontro comunitário será no dia 2 de março, às 21h, na Igreja do Carmo.
-O Papa Francisco convida, uma vez mais, a Igreja a dedicar 24 horas ao encontro com o Senhor. Este ano será nos dias 9 e 10 de março. O programa dessas horas de adoração ao Santíssimo está afixado no placar das igrejas. Inicia na igreja matriz, no dia 9 às 19h30 e termina com a Missa das 19h30 no sábado, dia 10.  Desde já os grupos devem organizar-se para preparar os momentos de oração que lhes cabe. E toda a comunidade é convidada a participar.
-As confissões Quaresmais nas nossas comunidades são no dia 20 de Março.
-Orientado pelo grupo das Filhas de Maria, iremos dinamizar a devoção dos primeiros sábados nas nossas paróquias, a partir da Igreja Matriz. Sempre que possível haverá confissões na sexta-feira, entre as 18h e as 19h30. No sábado, às 18h30 oração e meditação do terço com as intenções previstas na devoção dos primeiros sábados e a celebração da Eucaristia ás 19h30. Esta é uma devoção pedida por Nossa Senhora em Fátima. Muito mais que o cumprimento de um rito exterior, com esta devoção Nossa Senhora convida-nos à conversão e a voltarmo-nos para Deus.
-As nossas comunidades vão organizar, uma vez mais, a Peregrinação a Fátima a pé, entre os dias 27 de agosto e 1 de setembro. Em tempo oportuno serão dadas informações sobre esta peregrinação.
-O Santuário de Fátima tem disponível um encontro de formação e espiritualidade para reformados, Itinerários de Formação sobre Espiritualidade e a Mensagem de Fátima, na relação com os grandes acontecimentos da história do Séc. XX. Os interessados em participar devem procurar o Pároco e fazer a inscrição. Decorrerá em três turnos, à escolha: 5 a 8 de março; 12 a 15 de março; 19 a 22 de março.
-Partindo do Hino da Caridade de São Paulo (Cor 13, 1-7.13) meditado pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica «A Alegria do Amor», a Diocese propõe-nos que domingo após domingo possamos ler alguns números dessa meditação, se possível, em família.
-A quaresma é oportunidade para vivermos mais intensamente a nossa fé. A proposta que a Igreja nos faz da oração mais intensa, a esmola atenta e o jejum/abstinência são caminhos de conversão. Também o contributo penitencial nos ajuda a voltar o nosso olhar para as necessidades dos irmãos. Na nossa Diocese, por indicação do Sr. D. António Taipa, Administrador Diocesano, o contributo penitencial destina-se ao Fundo Social Diocesano e a apoiar um Orfanato das Irmãs Marianitas, na Guiné Bissau.
-O Centro de Cultura Católica, na casa da Torre da Marca, no Porto, promove um Breve Curso de Doutrina Social da Igreja, até junho de 2018. As próximas datas serão as seguintes: 6 de março, “Economia, capitalismo e pobreza; 15 de maio, “O futuro do trabalho humano”; 5 de junho, “Ecologia, justiça e paz”. Não necessita de inscrição e a participação é gratuita. Será orientado pelo Prof. Dr. Jorge Teixeira da Cunha. Todas as sessões iniciarão às 21h.
-Por motivos de obras de manutenção, conservação e restauro na Igreja da Misericórdia, a missa dominical das 8h é celebrada na Igreja dos Capuchos.

Comentários