Penafiel-Espaço informativo | Proteção Civil alerta para o agravamento das condições meteorológicas

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou esta quarta.feira para o agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, com previsão de aumento da agitação marítima, com chuva pontualmente forte, trovoada, vento igualmente forte e queda de neve.
Segundo o IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera], prevê-se nos próximos dias o agravamento das condições meteorológicas, nomeadamente aumento da agitação marítima (em toda a costa), precipitação (pontualmente forte), instabilidade (trovoada), vento forte (possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos), e queda de neve”, refere a ANPC, em comunicado divulgado cerca das 20:00 desta quarta-feira.
No aviso à população, a ANPC refere que o IPMA prevê “períodos de chuva, por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, com possibilidade de queda de granizo, para os distritos do Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro até às 00:00” de quinta-feira.
A nota indica que “haverá o agravamento da agitação marítima a norte do Cabo Raso”, a partir das 21:00 de hoje, “com ondas de cinco a seis metros”, prevendo-se que a situação se mantenha até às 18:00 de quinta-feira.
Na sexta-feira é esperada a diminuição da ondulação para quatro a cinco metros.
O vento "vai soprar forte com rajadas máximas de 80 km/h", para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria, até à 01:00 de quinta-feira.
Nas terras altas as rajadas podem atingir 100 Km/h.
Está ainda prevista a queda de neve até à cota de 1.000 metros, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança e Guarda entre as 18:00 de hoje e as 09:00 de quinta-feira.

Fonte- IPMA | TVI24

Comentários