Penafiel- Informação Meteorológica especial- Depressão Felix


Informação especial avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera acerca da depressão Felix


Às 12UTC de hoje, dia 10 de março, a depressão complexa "Felix" estava localizada aproximadamente em 43ºN 17ºW, em deslocamento para es-nordeste, prevendo-se que às 24UTC, se centre a noroeste da Galiza, em 46ºN 10ºW, altura em que estará mais próximo de território do continente. A partir da madrugada, ela irá deslocar-se gradualmente para nordeste. 

Assim, durante a tarde de hoje, prevê-se uma intensificação considerável do vento e em particular a partir das 18UTC e até aproximadamente às 03UTC de amanhã dia 11, as rajadas na generalidade do território poderão atingir 85 km/h, e em particular no Minho e Douro Litoral, poderão atingir valores da ordem de 100/120 km/h. A partir dessa hora o vento deverá diminuir gradualmente de intensidade, embora permaneça moderado a forte e com rajadas, sobretudo no litoral e nas terras altas. Salienta-se ainda, em particular na costa ocidental, a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento localizados, aos quais poderão estar associados valores de rajadas superiores aos mencionados. 

Haverá igualmente um aumento da agitação marítima na costa ocidental durante a tarde de hoje dia 10. Inicialmente as ondas serão de oes-sudoeste com 4 a 6 metros de altura significativa, aumentando gradualmente para 7 a 8 metros a partir da madrugada de dia 11, podendo atingir 14 metros de altura máxima, e passando a ondas de oes-noroeste. A partir do meio da tarde de dia 11, o mar deverá diminuir gradualmente, mantendo-se no entanto em situação de aviso meteorológico. 

No Continente, prevêem-se aguaceiros, que poderão ser localmente fortes e de granizo, em particular nas regiões Norte e Centro, acompanhados de trovoada. A partir do meio da manhã de dia de dia 11, os aguaceiros tendem a diminuir de intensidade, e tornar-se pouco frequentes na região Sul. 

No arquipélago da Madeira, as ondas serão de noroeste com 4 e 5 metros de altura significativa, aumentando para 5 a 6 metros durante noite de dia 11. 

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar: 

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/ 

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: 

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ 

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa


Comentários