Penafiel promove conferência sobre a qualidade da água nas piscinas da Região Norte

Iniciativa teve como objetivo dotar e reforçar os profissionais com técnicas a aplicar nas atividades de avaliação, manutenção e tratamento da água

Câmara de Penafiel está ainda a colaborar com a Universidade do Porto num projeto para melhorar a qualidade do ar das piscinas


O auditório do Museu Municipal de Penafiel acolheu, no dia 28 de Março, uma iniciativa dirigida a todos os profissionais com tarefas relacionadas com atividades de piscinas nomeadamente na gestão, manutenção e fiscalização, bem como professores, técnicos ou monitores de atividades de manutenção da condição física e ensino associados ao ambiente aquático.

A palestra teve como objetivo dotar os formandos de competências técnicas a aplicar nas atividades de avaliação, manutenção e tratamento da água, bem como de gerar ou reforçar o conhecimento sobre os fatores suscetíveis de influenciar os níveis e parâmetros de conforto térmico e higrométrico das piscinas cobertas.


Esta iniciativa reuniu em Penafiel dezenas de representantes de Câmara Municipais da Região Norte, que tiveram a oportunidade de trocar experiências e partilhar conhecimento sobre a gestão de piscinas públicas, no sentido de melhorar a qualidade do serviço prestado aos utentes.

Nesta conferência a Câmara Municipal de Penafiel anunciou uma parceira com o projeto HEBE, financiado por fundos europeus e liderado pela Universidade do Porto, através do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI).

Para Pedro Santana Cepeda, Vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Penafiel, “Este tipo de iniciativas tem como objetivo reforçar e melhorar cada vez mais as condições das nossas piscinas municipais, assim como oferecer aos nossos funcionários mais informação e técnicas para assegurar a qualidade de água. O Município de Penafiel está ainda a colaborar com a Universidade do Porto num projeto que vai permitir avaliar o impacto dos efeitos da exposição dos utentes ao ambiente envolvente às piscinas cobertas. O estudo irá caracterizar a qualidade do ar interior das piscinas e apresentar um conjunto de propostas e recomendações, caso se revelem necessárias, para melhorar qualidade do ambiente do interior destes complexos desportivos.”

No âmbito deste projeto, será elaborado um relatório detalhado sobre as piscinas municipais de Penafiel.

Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários