Procissão de São Rafael sai às ruas de Penafiel no XXII Dia Nacional do Motociclista


Integrada no XXII Dia Nacional do Motociclista, que se realiza em Penafiel no dia 8 de Abril, sairá às ruas da Cidade a tradicional Procissão dos Motociclistas em honra de São Rafael.

A Procissão sairá do Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos e percorrerá as ruas da cidade até ao Campo da Feira. 

A abrir a procissão virá a charanga a cavalo da GNR, clubes motards e grupos motards de todo o país que se farão representar com as suas bandeiras e estandartes, o andor de São martinho (Padroeiro da Cidade de Penafiel) e o andor de São Rafael (Padroeiro dos Motociclistas).

No final da procissão decorrem as cerimónias religiosas no campo da feira, cuja Missa solene será presidida por um dos 3 Bispos da Diocese do Porto. 
A missa solene encerra com a bênção das motos e capacetes dos milhares de motociclistas presentes.

Recorde-se que esta cerimónia religiosa dos motociclistas "foi estudada e proposta pelo saudoso Padre Zé Fernando para ser “a liturgia dos Motociclistas”."
Independentemente do fervor religioso de cada um e mesmo até do credo ou religião, estas cerimónias constituem momentos de grande significado para todos os que comungam a paixão pelas motos, pela estrada e pela liberdade inerente à génese do que é “ser Motociclista”. 

O Dia Nacional do Motociclista é a cerimónia com maior significado para os Motociclistas, para além de convívio e animação, é uma data em que se recorda e presta homenagem a todos os amigos e companheiros de estrada que já nos deixaram; com grande emoção e que terá um dos pontos altos quando trompetes da “Charanga da GNR” se fizerem ouvir, e o silêncio irromper sobre aquela enorme multidão; prestando depois homenagem  com o roncar dos motores a ultima homenagem do dia a esses nossos eternos amigos e companheiros. 

Comentários