Penafiel dos Tempos Idos | Fonte Pública do Largo da Ajuda

Cidade de Penafiel em Tempos Idos | Fontanário do Largo da Ajuda
No livro "Penafiel Há Cem Anos" do professor José F.Coelho Ferreira , refere alguns apontamentos acerca da construção da Fonte Pública do Largo da Ajuda

"Os Jornais de Dezembro de 1891 anunciavam a empreitada da construção  de uma "taça para fonte pública" que a Câmara punha a concurso:
- No "dia 17 de Dezembro será arrematada por proposta a empreitada da construção de uma taça para a fonte pública e calcetamento à portuguesa no Largo d`Ajuda (e Rua Alfredo Pereira), sendo a base de licitação de 317§617 réis... as peças do projecto e condições estão na secretaria". A empreitada foi adjudicada a João Caetano Pereira da Silva por 299§000 réis."

"O Penafidelense de 7 de Junho de 1892, escreve: "já se principiaram os trabalhos da construção do novo tanque d`Ajuda".
O articulista lamenta-se de que "a nova fonte pública (chafariz), fica sem depósito d`água", o que não era "razoável", atendendo "a que as chamadas bocas de incêndio não estão prontas a servir dado o caso de naquela área, que é uma das mais populosas da cidade, rebentar um incêndio". E continuava "existe por ali uma padaria onde não há ainda muito tempo se manifestou um incêndio que foi extinto pelos vizinhos que recorreram à água do depósito do tanque demolido"


Fotografia* foto borges

Comentários