Penafiel volta a acolher o Dia Nacional do Motociclista

Dezenas de milhares de motociclistas vão marcar presença neste evento de cariz nacional
Celebrações decorrem no ano em que o Moto-Clube Vale do Sousa celebra 30 anos de existência

No ano em que o Moto-Clube Vale do Sousa celebra 30 anos de existência, o Município de Penafiel volta a acolher e comemorar a 22ª edição do “Dia Nacional do Motociclista”, nos dias 6, 7 e 8 de Abril, numa organização da Federação Motociclismo de Portugal e com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e do Moto-Clube Vale do Sousa.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “O “Dia Nacional do Motociclista” vai trazer a Penafiel motociclistas de todo o país e do estrangeiro. Esta iniciativa faz parte da nossa estratégia de atrair grandes eventos para o Concelho de Penafiel. Durante este fim-de-semana, Penafiel vai receber o espirito e a alegria de dezenas de milhares de motociclistas, que terão a oportunidade de conhecer o território, o património, a gastronomia e a hospitalidade dos penafidelenses.
Do programa oficial constam várias atuações de grupos de música, com “The Step” e “Galandum Galundaina”, no dia 6, e no dia 7, com “Rock Luso” e “GNR”.
Para Fernando Gomes, Presidente do Moto Clube do Vale do Sousa, “Este é, sem dúvida, o dia mais especial do calendário anual do motociclismo em Portugal. E esta 22.ª edição, aqui em Penafiel, vai ser ainda mais especial, com o 30º aniversário do Moto Clube do Vale do Sousa. Desejo a todos os motociclistas um excelente encontro e que, durante estes dias, desfrutem da beleza da nossa cidade e da simpatia das nossas gentes.

No dia oficial das comemorações, domingo, dia 8, os representantes dos Motoclubes e Grupos de Motociclistas, serão recebidos no Museu Municipal de Penafiel, às 11h00, para uma visita guiada à descoberta do património e das tradições do território penafidelense.
Às 14h00, os representantes dos Motoclubes e Grupos de Motociclistas, com os respectivos estandartes e bandeiras de clubes, saem em cortejo, da igreja do Sameiro, em direcção ao campo da feira, onde decorrerá, às 15h00, a sessão solene, culminando na tradicional bênção de motos e capacetes.
A procissão até ao local da sessão solene, no campo da feira, incorpora o andor de S. Rafael, padroeiro dos motociclistas, e o andor de S. Martinho, padroeiro de Penafiel.

Para Manuel Marinheiro, Presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo (FPM), “Dia 8 de Abril, de Moto todos os caminhos vão dar a Penafiel. Temos lá encontro marcado com todos os amigos, inclusive com aqueles que já nos deixaram e que iremos recordar com saudade prestando-lhes sentida homenagem. Durante o fim de semana o Moto Clube Vale do Sousa, como se constata no cartaz, leva a efeito um programa de animação para todos os que se deslocarem na véspera.
As celebrações oficiais do “Dia Nacional do Motociclista” realizaram-se pela primeira vez no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, em 1997, tendo percorrido, anos após ano, as principais cidades do país.
Fonte da notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários