Câmara Municipal de Penafiel cria parque canino no Parque da Cidade

Município de Penafiel cria zona específica para canídeos no Parque da Cidade

Equipamento com 3000 m² pretende estimular bem-estar e proporcionar mais diversidade para os canídeos


Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR do Porto lançou em Penafiel projeto piloto na zona norte utilizando os cães da GNR para cinoterapia - técnica terapêutica para crianças com necessidades especiais


Projeto de cinoterapia da GNR vai percorrer várias escolas de Penafiel e poderá ainda utilizar o parque canídeo para terapias



O Município de Penafiel criou uma zona específica para canídeos no Parque da Cidade.

Presente na cerimónia de inauguração do espaço, o Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR do Porto, com base em Penafiel, fez uma demonstração de treino com cães da GNR, e anunciou que vai dar início a um novo projeto piloto, na zona norte, a Cinoterapia, uma nova abordagem terapêutica que vai utilizar os cães da GNR como co-terapeutas no tratamento físico, psíquico e emocional de crianças com necessidades especiais.


Depois de Lisboa, Penafiel é o segundo município em Portugal, e o primeiro no norte, a acolher este projeto de cinoterapia da GNR.


Esta modalidade de terapia assistida por animais em que se recorre aos cães da GNR como elemento facilitador da reabilitação ou do desenvolvimento vai percorrer várias escolas de Penafiel. Segundo a GNR o espaço inaugurado poderá também ser utilizado para efeitos de cinoterapia.


Para Susana Oliveira, Vereadora da Câmara Municipal de Penafiel, “Penafiel é o primeiro concelho da região do Tâmega e Sousa a criar um parque canino, com excelentes condições para os canídeos correrem, saltarem e brincarem com os seus donos. Este equipamento tem uma área vedada para criar uma maior segurança e contribuir para o bem-estar dos animais e de todos aqueles que usufruem do nosso parque. Ficamos ainda a saber que o Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR do Porto, com base em Penafiel, vai iniciar um projeto muito nobre com crianças com necessidades especiais, utilizando os cães da GNR para efeitos terapêuticos, a Cinoterapia. Penafiel é o primeiro Município do Norte do país a beneficiar dessas terapias. Dessa forma, este espaço acaba por ser também uma excelente alternativa para a prática de cinoterapia, pois será muito agradável para as crianças poderem vir ao parque da cidade.”


Este parque canino, o primeiro na região do Tâmega e Sousa, está enquadrado num espaço de convívio e lazer, com cerca de 3000 m² e uma vedação com 1,80m de altura, bem como, porta dupla para evitar fugas. O parque é ainda dotado de obstáculos de agility (apropriados para o desporto canino) que têm como objetivo estimular a brincadeira entre os “amigos de 4 patas”.


A utilização do parque canino público, em Penafiel, implica o cumprimento de várias regras. Os canídeos devem estar acompanhados por indivíduo com idade igual ou superior a 18 anos e a presença de crianças dentro do parque só é permitida caso estejam acompanhadas por um adulto. Os canídeos devem também ter idade superior a 3 meses e estar devidamente vacinados, identificados e licença de detenção emitida pela Junta de Freguesia da área de habitação. No parque canino de Penafiel não é permitida a presença de canídeos com comportamento agressivo nem a presença de recipientes de vidro. Também não é aconselhável a presença de cadelas em cio. É ainda obrigatória a recolha dos dejetos caninos e a sua colocação nos recipientes adequados, disponibilizados no local.

Fonte desta notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários