Penafiel celebra o Corpo de Deus- Seculares Festas da Cidade e Concelho

Penafiel vai celebrar o Corpo de Deus, as Seculares Festas da Cidade e do Concelho que prometem trazer animação, cor e alegria, com um vasto programa de atividades, com particular destaque para as tradições seculares e únicas no País, como o Cortejo do Carneirinho, a Cavalhada, os Bailes dos Ofícios e a Majestosa Procissão do Corpo de Deus.

Durante os 5 dias de festa não faltarão também os tradicionais grupos de bombos, o folclore, fado, desfiles de moda, fogo de artifício e as bandas musicais. 
A noitada principal da festa será animada pelo famoso Augusto Canário que trará música tradicional e cantares ao desafio.


Nestes dias, a cidade estará com um colorido diferente. Estandartes, bandeiras, pendões e iluminações festivas ornamentam as principais artérias de Penafiel.

No dia 27 de Maio, a partir das 18h00, decorre na Igreja da Misericórdia de Penafiel a conferência " A Festa e Procissão do Corpo de Deus" com Padre José da Cunha Duarte, que, além de explorar os elementos profanos das festas, apresentará o livro da sua autoria “Corpo de Deus Festa do Triunfo Eucarístico” .

As Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel arrancam oficialmente na Quarta-feira dia 30 de Maio, pelas 10h30, com o Cortejo do Carneirinho. Tradição única no país, que remonta a 1880, quando os alunos da casa escolar do professor Henrique de Carvalho, desfilaram com o cordeiro para o oferecer ao professor como sinal de gratidão e respeito. Hoje em dia, milhares de crianças cumprem a tradição e desfilam, entoando cânticos de alegria ao mestre,  com o seu carneirinho pelas ruas, que segue enfeitado, a pé ou de carroça, para no final ser oferecido ao professor.

No mesmo dia, pelas 21h30, tem lugar outra tradição única no país com mais de 300 anos. Sairá do Campo do Conde de Torres Novas, a Secular Cavalhada, em carro próprio puxado por uma parelha de cavalos, a Figura da Cidade irá apresentar cumprimentos à Câmara Municipal de Penafiel. Da varanda do edifício dos paços do concelho os autarcas ouvem com atenção o delegado do povo.

Ainda no decorrer da cavalhada atuam os Bailes dos Oficios, danças que já são referidas no tombo das festas nos Séculos XVII e XVIII, que retratam profissões e danças de tempos idos. Atuarão os seguintes Bailes- Baile dos Ferreiros; Baile dos Pretos; Baile das Floreiras; Baile dos Pedreiros; Baile dos Turcos e Baile dos Pausinhos.

Os Bailes têm como objectivo preservar a tradição das antigas ‘danças e invenções’ que, antigamente, constituíam a importante obrigação das corporações de ofícios. Recorde-se que, a tradição dos Bailes do Corpo de Deus esteve quase extinta durante o século XX, e foi recuperada a partir de 2008, com o empenho do município de Penafiel em estreita articulação com a comunidade local

Às 23h45, decorrerá a grandiosa sessão de fogo-de-artifício, na Praça da República, que promete encher de cor e luz os céus da cidade. 
Às 24h00, no Campo da Feira, tem início o espetáculo de variedades com o Concerto de Augusto Canário e Amigos, que promete trazer muita animação  com música tradicional portuguesa e com os cantares ao desafio, tão típicos da região norte.

100 mil pessoas esperadas no dia de Corpo de Deus em Penafiel, diz fonte da comissão de festas

Na Quinta-feira dia 31 de Maio, Feriado Nacional, a Cidade de Penafiel veste-se de gala para celebrar o Corpo de Deus.
De manhã decorrerá o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pelas bandas de Música.
Às 09h45 os sinos das Igrejas da Cidade tocam a repique para anunciar a Missa Solene do Corpo e Sangue de Cristo, na Igreja Matriz às 11h30.




De tarde não  faltará animação cultural pelas ruas da cidade. Com o grupo de Bombos de S.Lourenço, com a Fanfarra dos Escuteiros de Ronfe-Guimarães, com as Bandas de Música  Paço de Sousa, de Rio de Moinhos e Lagares, em vários pontos da cidade às 15h00 e com a atuação de alguns dos Bailes
Durante a tarde decorrerá também a adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz a cargo de vários grupos da paróquia.



Às 17h30 sairá para as ruas da Cidade de Penafiel, a Majestosa Procissão do Corpo de Deus, uma das maiores procissões de Portugal e considerada única no país, por manter o cortejo profano, datada desde 1540. Nela tomarão parte a bicha serpe, o estado de S.Jorge, comitiva de cavaleiros à Século XV, o boi bento, o Carro Triunfal, as 38 cruzes das paróquias do concelho, os bailes tradicionais, estandartes, confrarias e irmandades da cidade, quadros Bíblicos, corpo eclesiástico, comunidade da catequese, entidades civis e religiosas, Pálio com Santíssimo Sacramento. O trajeto a percorrer será adornado por colchas estendidas nas varandas como sinal de respeito. 



No adro do Santuário do Sameiro decorrerá a bênção do Santíssimo Sacramento à Cidade e ao Concelho de Penafiel, com largada de pombos e apoteose de morteiros. Momento de fé que é presenciado por milhares de pessoas.
 A procissão, presidida D. Gilberto Canavarro, Bispo Emérito de Setúbal, recolherá na Igreja Matriz.


Quadros Bíblicos da Procissão do Corpo de Deus 
Uma das singularidades, que fazem da Procissão de Penafiel única no país, é a representação fiel da Vida de Cristo. Este ano e uma vez mais, serão recriados por centenas de adultos, ricamente vestidos e adornados que darão a conhecer vários episódios da vida de Jesus e da Igreja. Entre outros poderão ser vistos este ano, cenas como a anunciação, o nascimento de Jesus, a fuga para o egipto, as bodas de caná, os pescadores, a última ceia, o calvário e a paixão de Cristo. 

A Noite do dia de Corpo de Deus será abrilhantada pelo concerto das Bandas de Música do concelho no Largo da Ajuda. Momento sempre aguardado por centenas de pessoas.

No dia 1 de Junho, pelas 21h45,  decorrerá no Largo da Ajuda a tradicional Noite de Fado. 
A música da Alma Portuguesa, elevado a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011, será homenageado com um concerto pelo Grupo de Guitarras de Penafiel, que interpretará os mais belos fados.


No dia 2 de Junho, decorrerá mais uma edição do  “Penafiel Passeio D´Moda”, organizado pela Associação Empresarial de Penafiel,  que conta com várias atividades ligados ao mundo da moda, tendo como ponto alto o desfile de moda pelas ruas da cidade, a partir das 17h00.
Desfile que este ano contará  com a participação de 250 modelos que irão  desfilar na passadeira vermelha que cobrirá os passeios do Centro Histórico da cidade, numa extensão superior a 700 metros, vestidos a rigor com roupa, calçado, jóias, bijutarias e diversos adereços de moda, do comércio tradicional de Penafiel.

As Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel encerram no domingo dia 3 de Junho, com o Encontro Etnográfico do Tâmega e Sousa com a presença de vários grupos da região que a partir das 15h no Campo da Feira, onde decorrerá a atuação de cada um, com os seus cantares e costumes. 


Apesar de não estar incluído no programa oficial, a noite do dia 2 de Junho será animada pela tradicional Noite dos Bombos que vai reunir mais de 40 Grupos de Bombos de vários pontos do país, que prometem colocar a cidade de Penafiel a bombar de ritmo e animação!

Comentários