Hospital de Penafiel assinalou o Dia Mundial da Pessoa com Esclerose Múltipla

A equipa da Consulta Multidisciplinar de Neurologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) realizou. no passado dia 30 de maio, um encontro para assinalar o Dia Mundial da Pessoa com Esclerose Múltipla (EM).

O II Encontro do CHTS – Dia Mundial da Pessoa com EM aconteceu esta manhã, no Hospital Padre Américo e juntou profissionais de saúde, doentes e familiares.
Integraram a mesa de abertura o presidente do Conselho de Administração e o enfermeiro-diretor do CHTS, Carla Fraga, diretora do Serviço de Neurologia, Arlete Ferreira, enfermeira da Consulta Multidisciplinar de Neurologia, e Jorge Ascenção, psicólogo da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM).
“Aspetos Psicológicos da pessoa com EM” foi o tema desta reunião que que teve Jorge Ascenção, psicólogo SPEM, como orador. “O diagnóstico”, “Ser ou estar doente” e “A dinâmica familiar” foram os tópicos abordados.

O encontro serviu também para apresentar o logótipo da Consulta multidisciplinar de Neurologia que foi concebido por Vânia Lopes, utente desta consulta do CHTS.
“Foi preciso o incentivo e a motivação da equipa, da Dra. Carla Fraga, para fazer isto. Foi preciso uma doença para trabalhar na minha área, o design e artes gráficas”, afirmou Vânia.
No final houve espaço para “Perguntas e Respostas”, onde os doentes e familiares puderam esclarecer as dúvidas frequentes do dia-a-dia. Foi ainda protagonizado o Movimento #EMRodaViva da SPEM que consiste em dar as mãos, fazendo uma roda, e mostrar simbolicamente o “apoio com muito carinho a todas as pessoas com EM no mundo”.

Fonte desta notícia- Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Comentários