Penafiel vai promover campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica animal

Enquadrada no Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica de Raiva Animal e outras zoonoses, o concelho de Penafiel vai acolher, de julho a agosto, a campanha oficial de vacinação antirrábica e identificação electrónica animal.


A médica veterinária municipal do Centro de Recolha Oficial de Penafiel vai percorrer, de 2 de julho a 22 de agosto, as freguesias do concelho, para vacinar e identificar todos os animais.
Os cães com mais de três meses de idade têm de ser vacinados, obrigatoriamente, tal como, terá de ser realizada a identificação eletrónica de todos os cães nascidos, após 1 de julho de 2008. De salientar, que as raças consideradas perigosas e potencialmente perigosas têm de estar registadas, de acordo com a legislação em vigor.

A campanha vai iniciar no dia 2 de julho em Penafiel (Milhundos), Duas Igrejas, Luzim e Vila Cova e Boelhe. No dia 3, também vai estar em Luzim e Vila Cova e Abragão, seguindo-se Penafiel (Santa Marta), a 4 de julho. Já no dia 6, a médica veterinária municipal deslocar-se-á a Rio de Moinhos, Termas de São Vicente (São Miguel de Paredes) e Rans.

As freguesias de Peroselo e Cabeça Santa vão acolher a campanha no dia 9, seguindo-se a 10, as freguesias de Croca e São Mamede de Recezinhos.

No dia 13 de julho será a vez de São Martinho de Recezinhos e Castelões, seguindo-se no dia 14, Galegos e Lagares e Figueira. A 30, a médica veterinária municipal estará em
Penafiel (Novelas e Santiago de Subarrifana). E, no dia 31, a campanha estará na freguesia de Guilhufe e Urrô.

Já em agosto, no dia 1, a campanha vai começar em Bustelo, seguindo no dia 3 para Irivo e Fonte Arcada. Em Paço de Sousa vai realizar-se no dia 6, passando em Oldrões, Valpedre e Termas de São Vicente (Pinheiro) no dia 7. Em Penafiel (Marecos) vai chegar no dia 8 e Lagares e Figueira e Capela vão receber a 10 de agosto.

A 13 vai estar na freguesia de Canelas, passando por Termas de São Vicente (Portela), Eja, Sebolido e Rio Mau, no dia 14. A campanha vai terminar, no dia 22, no Centro de Recolha Oficial de Penafiel.

Para além das datas mencionadas, a vacinação antirrábica e a identificação electrónica animal também poderá ser efectuada no Centro, localizado na Zona Industrial n.º 2, às quartas-feiras, entre as 15h00 e as 16h30.

Fonte desta notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários