Penafiel vai “Sentir o Verão” com novidades nas atividades culturais

Este ano, o programa “Sentir o Verão” abrange as festas populares e romarias do concelho
Câmara de Penafiel está a promover a campanha “Adote um amigo, Não abandone!”
A Câmara Municipal de Penafiel apresentou no dia 6 de junho o programa “Sentir o Verão” com dezenas de iniciativas culturais que serão dinamizadas em todo o concelho, de junho a Setembro.

Com uma programação cultural diversificada, o “Sentir o Verão” vai abranger áreas como desporto, artes performativas e marciais, moda, literatura, música, tertúlias, conferências e exposições.

Este ano, o programa tem como novidade a integração das festas populares e romarias, que vão realizar-se em todas as freguesias do concelho. Também o bibliomóvel, biblioteca itinerante, vai percorrer o concelho de Penafiel.

Para Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, “O “Sentir o Verão” volta com mais de 200 atividades pensadas para todas as idades e gostos. A programação estende-se por todo o concelho, aproximando as comunidades locais das diversas iniciativas culturais. O programa envolve parcerias com instituições e entidades locais, que nos ajudam a oferecer uma maior qualidade e variedade na animação para os meses de verão, para quem cá vive e para quem nos visita.”
Para o mês de junho, destaca-se o Penafiel Racing Fest que vai decorrer de 15 a 17 de junho; a abertura das piscinas ao ar livre do Complexo Municipal de Penafiel e das Termas de São Vicente, a 16 de junho; e, no dia 30, o water slide summer, que se prolonga até 1 de julho.

Em julho, a cidade de Penafiel vai receber, no dia 7, a Noite Branca com diversa animação e o tradicional “jantar na rua”. Segue-se no dia 8, o “Verão em Família”, no Parque da Cidade, com as famílias a fazerem um piquenique neste espaço ao ar livre. No dia 26, milhares de avós e netos vão festejar o Dia dos Avós, também no Parque da Cidade.

A Noite Vermelha marcada para 4 de agosto, vai iniciar a programação do “Sentir o Verão” do mês. No dia 10, às 21h30, a Orquestra do Norte vai atuar, no Largo da Ajuda. Destaca-se ainda a Agrival que vai realizar-se de 17 a 26 de agosto, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.

O “Sentir o Verão” vai terminar em setembro, com o “Penafiel Fashion”, na Avenida Gaspar Baltar, em Penafiel, entre outras atividades.

Também as freguesias do concelho de Penafiel vão acolher várias iniciativas para todo o tipo de público, como o Festival de Teatro “Sentir Penafiel”; Campeonato Europeu de Jetski – Aquabike, no Cais de Entre-os-Rios (20 a 22 de julho); I Festa da Papuda de Entre-os-Rios” (1 de setembro); Festival da Moura Encantada, no Castro do Monte Mozinho (13 a 15 de julho); Festival do Caldo Verde, em Irivo (20 a 22 de julho); Festa do Caldo de Quintandona, em Lagares e Figueira (14 a 16 de setembro); Festival River Stone, em Rio de Moinhos (22 de setembro); “Termas: ontem e hoje!”, nas Termas de São Vicente (7 a 9 de setembro).
A Câmara Municipal de Penafiel está também a dinamizar a campanha “Adote um amigo, Não abandone!”, sensibilizando para a importância do não abandono animal. Durante a
campanha, a Câmara Municipal oferece a identificação eletrónica, vacinação, desparasitação e esterilização.

Fonte desta notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários