CONFAGRI marca presença nas III Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa, em Penafiel

A CONFAGRI associa-se às III Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa, que terão lugar na Cooperativa Agrícola de Penafiel, no próximo sábado, dia 14 de Julho.
Para além da Cooperativa Agrícola de Penafiel, as Jornadas envolvem as Cooperativas Agrícolas de Paredes, Lousada, Paços de Ferreira e Felgueiras.


As 5 Cooperativas abrangem mais de 3.000 cooperantes, onde predominam os pequenos agricultores, juntaram-se com o intuito de sensibilizar para a importância do Cooperativismo na agricultura familiar, de subsistência e de lazer que marca esta região, visando o diagnóstico, os desafios e as oportunidades deste atividade no Vale do Sousa.

A abertura das Jornadas está prevista para as 9h30, pela vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel e vereadora com o Pelouro do Desenvolvimento Rural, Susana Oliveira.
Segue-se, às 9h45, o 1º Painel, subordinado ao tema “Agricultura, Novas Oportunidades”, onde se abordará a cultura de frutos vermelhos, a produção e comercialização de citrinos, a produção e comercialização de espargos e a produção de fumeiro.

Às 10H45, no 2.º painel, sob o tema “Novos Desafios”, intervirá Isabel Santana, da CONFAGRI, que fará uma exposição sobre a Formação Profissional Agrícola, seguindo-se as questões do Mercado Local e da Gestão sustentada da floresta.
O 3º Painel, marcado para as 11h30, incidirá sobre a “Nova Visão para a Agricultura da Região”, tendo por intervenientes o Professor Arlindo Cunha, para falar da Agricultura Familiar e das Perspetivas para a Agricultura Portuguesa nos próximos anos, e o Secretário-geral da CONFAGRI, Francisco Silva, que abordará o tema “Cooperativismo – Novos Desafios”.

As Jornadas encerram às 12h45, com a presença do Presidente da Cooperativa Agrícola de Penafiel, Vitorino Ferreira; do Presidente da AGROS, José Capela; do Presidente da CONFAGRI, Comendador Manuel dos Santos Gomes e do Presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa , culminado com um almoço convívio, às 13h30, com produtos regionais.

Inscrições através do nº 255 710 360 ou coopenafiel.geral@gmail.com

Notícia- CONFAGRI

Comentários