Mais de 6.000 avós vão juntar-se no Parque da Cidade de Penafiel no dia 26 de Julho

Milhares no dia dos Avós que “nasceu” em Penafiel com presença de avô com 105 anos

Avós vão escolher e andar em carros clássicos (a partir dos anos 30/40) podendo recordar o seu primeiro carro


Música, animação e partilha de histórias e memórias com os mais novos enriquem o programa do dia dos Avós que em Portugal “nasceu” em Penafiel

Mais de 6.000 avós vão juntar-se no Parque da Cidade em Penafiel no próximo dia 26 de Julho, Quinta-feira a partir das 9h00 e durante todo o dia para celebrar com actividades inéditas o Dia dos Avós.


Além do tradicional piquenique que junta avós e netos, musica durante todo o dia com dezenas de artistas convidados, os Avós de Penafiel e da região vão ainda contar com algumas surpresas que prometem encantar miúdos e graúdos:


Mais de 40 carros clássicos vão ser colocados ao serviço dos avós que queiram dar uma volta e até recordar, provavelmente, aquele que terá sido o carro da sua vida.


Ainda durante o dia 26 de Julho alguns avós vão transformar-se em “contadores de histórias” e partilhar com os mais novos memórias de antigamente, tradições ou lendas que foram passando de geração em geração, sem esquecer os jogos tradicionais ou a missa campal celebrada pelo novo Bispo do Porto.

Nas comemorações do dia dos avós vai estar ainda presente o Avó mais velho do concelho e quem sabe do país, o Sr. Vitorino Fernandes, rodeado com filhos, netos e bisnetos, que com a bela idade de 105 anos vai participar na festa e ter direito a partir um bolo com o número de metros correspondente à sua idade ou seja 105 metros de bolo para todos.


O Dia Nacional dos Avós nasceu em Penafiel, pela mão de uma Penafidelense que lutou 17 anos até o seu sonho ser aprovado na Assembleia da República em 2003 depois de ter desenvolvido diversos contactos com inúmeras autoridades nacionais e estrangeiras entre 1986 e 2003, para a importância de se instituir este dia também em Portugal, estando presente o filho da Dª Ana Elisa Couto.


Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel “ Celebrar o dia dos avós é um dever e um orgulho, estamos a falar de honrar gerações que nos antecederam e com quem aprendemos muitos dos nossos valores de hoje. Numa sociedade cada vez mais digital, cada vez mais distante e por vezes impessoal termos a oportunidade de partilharmos olhos nos olhos, experiências de vida é algo do qual não devemos abdicar”.


Todos os avós do concelho de Penafiel e da região estão convidados a participar neste dia especial num programa recheado de atividades que lhes são totalmente dedicadas.

Fonte desta notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários