Penafiel dos Tempos Idos | Festas de Nossa Senhora do Carmo

Até ao início do Século XXI, em Julho, a Cidade de Penafiel acolhia as Festas de Nossa Senhora do Carmo com uma grandiosa procissão, que se encontra em interregno desde 2002.
Recorde as festividades do ano 1890!
Fotografia do blog Riquezas e Tradições de Penafiel- ano 2009*apenas alterada a cor para preto e branco!

"O Verão é a estação privilegiada pelas festas e a Cidade de Penafiel voltava a ser animada com a Festividade de Nossa Senhora do Carmo.

Era uma festividade muito "luzidia", em honra à Virgem do Carmelo.
O seu grande impulsionador, nessa época (julho de 1890), era o Sr Laurentino da Rocha Nunes.

Analisemos o programa:

Primeiro dia- Girândolas de 200 foguetes; 3 bandas de música (a percorrer a cidade); iluminação na via pública até à igreja. E um sorteio de uma vitela, que era apresentada pelas ruas da cidade, com música.
O Monte do Chelo, era iluminado com fogueiras à noite (ainda se fazia a iluminação a "gaz de acetileno e a petróleo", a eletricidade veio em 1912). O Monte do Chelo com as fogueiras proporcionava um belo efeito, e havia um leilão de prendas no adro da igreja.

Segundo dia- Missa, com instrumental pela "Orchesta da Venerável Ordem 3ªdo Carmo do Porto" (era orador Dr.Alves Mirandas, uma das figuras "mais fulgurantes do púlpito português");
Procissão, com riquíssimos andores (Santo Elias, Santa Teresa D`Ávila e Nossa Senhora do Carmo), que percorria as seguintes ruas: Carmo, Sacramento, Fontes Pereira de Melo, Freiras, Formosa, Praça Municipal, Serpa Pinto, Alfredo Pereira, Paço e Rua Direita.
E, assim se vivia animadamnte, em Penafiel, nesse cálido tempo de festas. "

Aspecto da Procissão em 1893 (3 anos após a festividade descrita no texto)

Texto-Festa de NªSªCarmo in Penafiel Há Cem Anos- I 1890-1894 (Aspectos do Século XIX e XX) de José Coelho Ferreira

Comentários