VMER do Hospital de Penafiel recebe novo compressor cardíaco externo

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Vale do Sousa conta agora com um compressor cardíaco externo, entregue a 16 de julho no âmbito de um projeto do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), financiado pela Fundação EDP.

Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, salienta a mais-valia deste novo equipamento que “vem assim beneficiar a região do Tâmega e Sousa, permitindo melhorar a resposta aos doentes que sofram de paragem cardiorrespiratória em ambiente pré-hospitalar.
Sediada no Hospital Padre Américo, em Penafiel, a VMER – Vale do Sousa tem que percorrer a vasta área de influência do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), 12 concelhos em quatro distritos.
Os compressores cardíacos externos permitem aplicar de forma automática, contínua e segura, compressões torácicas a doentes em paragem cardiorrespiratória, no local da ocorrência e durante o transporte até às Unidades Hospitalares.
A VMER – Vale do Sousa foi uma das 33 viaturas do país a receber um compressor cardíaco externo, numa cerimónia que teve lugar no Museu da Eletricidade, em Lisboa, e que foi presidida pela Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos.
O investimento realizado pelo INEM foi de 374.092,20€, financiado em 75% pela Fundação EDP, na sequência de um projeto apresentado pelo Instituto ao “Programa EDP Solidária – Saúde 2017” que foi selecionado como um dos vencedores pela sua relevância médica e social.

Fonte-Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Comentários