Curta-metragem "No Limiar do Pensamento" filmada no Hospital de Penafiel

Realizada por António Sequeira, “No Limiar do Pensamento” pretende combater o estigma associado à Doença Mental. A curta-metragem conta com a participação da atriz Paula Lobo Antunes e algumas das cenas foram filmadas no Hospital Padre Américo, em Penafiel.

O tema para o filme já tinha surgido ao realizador e coargumentista, António Sequeira, há dois anos atrás e, após submetida a proposta ao Orçamento Participativo da Ordem dos Enfermeiros, o projeto foi selecionado e, assim, foi dado início à sua concretização.
Ao projeto associaram-se ainda várias instituições e municípios como, por exemplo, Lousada, Paços de Ferreira, Felgueiras e Penafiel. O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) foi uma das instituições de apoio que colaborou disponibilizando “cenários” para a gravação de duas cenas do filme.

A curta-metragem pretende desconstruir a imagem negativa representada nos filmes e combater o estigma ligado à doença mental, mostrando a integração de pessoas com problemas mentais na sociedade. A história é contada pelo ponto de vista da mãe, uma enfermeira habituada a cuidar de outras pessoas, mas que se vê com dificuldades e obstáculos para cuidar do próprio filho, explorando assim este lado vulnerável de um cuidador, raramente explorado no cinema.
O projeto vai estar concluído a 10 de outubro, data em que se assinala o Dia Mundial da Doença Mental.
A curta-metragem conta com os atores Paula Lobo Antunes, Afonso Lopes e Maria Eduarda Laranjeira. Para mais pormenores, consulte aqui o website do projeto.

Fonte- Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Comentários