Penafiel- Hino de Nossa Senhora da Piedade

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos é um templo de grande beleza e considerado o ex-libris da Cidade de Penafiel. É datado de finais do Século XIX e a sua construção é de estilo romântico. É um dos santuários mais visitados da região norte.

Além de Nossa Senhora da Piedade e do Senhor dos Passos presta-se culto a São Bartolomeu, São Sebastião, Santa Ana, São Martinho, São José e Santa Verónica. 
Ainda culto a várias invocações de Jesus e Maria, entre as quais, Senhora de Fátima, Senhora da Natividade, Sagrada Família, Ecce Homo e Sagrado Coração de Jesus.

Hoje o Blogue Riquezas e Tradições de Penafiel dá a conhecer o hino da Senhora da Piedade.
Refrão- E em vosso louvor Senhora,
Erguemos a nossa voz:
Senhora da Piedade,
Velai também por nós. (bis)

   1- Maria, fonte de amor, Fazei que na vossa dor 
Convosco eu chore também.

Fazei que o meu coração, Seja todo gratidão
A Cristo de quem sois Mãe

2- Mãos postas, à vossa beiras  Saiba eu, a vida inteira
Guiar por vós os meus passos.

3-Virgem das Virgens, Rainha, Mãe de Deus, Senhora Minha
Chorar convosco é rezar

Cada lágrima chorada, Lembra uma estrela tombada
Do fundo do vosso olhar.

4- No Calvário, entre martírios, Fostes o lírios dos lírios,
Todos orvalhado de pranto.

Sobre o ódio que O matava, Fostes o amor que adorava
O filho três vezes santo

5- A cruz do Senhor me guarde, De manhã até à tarde
A minha alma contrita.

E quando a morte chegar, Que eu possa ir repousar
À sua sombra bendita.

Comentários