Cidade de Penafiel celebra o São Martinho de 10 a 20 de Novembro

Penafiel revive Feira de São Martinho com tradicional magusto e prova do vinho novo

Procissão de São Martinho sai às ruas da cidade no dia 11 de Novembro 

Prova do vinho novo realiza-se de 9 a 20 de Novembro na Quinta de Puços, junto ao Largo da Ajuda.

XXI Concentração Motard decorre de 9 a 11 de novembro

Já mostra de artesanato vai começar no dia 10 de novembro, a partir das 10h00, no Largo da Igreja da Misericórdia

De 10 a 20 de novembro, Penafiel vai reviver a tradicional Feira de São Martinho que recebe, anualmente, milhares de pessoas. A Feira de São Martinho é uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto, pela exposição de vários produtos, gastronomia da região, provas de vinho, mostras de gado e artesanato, magustos e animação musical.

Ao longo de 11 dias, a tradição vai manter-se, na cidade de Penafiel, com um programa cultural e religioso diversificado. Nesta Feira, a gastronomia ganha especial destaque com a castanha assada, os rojões e as típicas provas de vinho novo. Na doçaria, os visitantes têm a oportunidade de degustar as tradicionais tortas de São Martinho.

Também a XXI Concentração Motard integra o programa de São Martinho. A iniciativa é organizada pelo Moto Clube do Vale do Sousa com a colaboração da Câmara Municipal de Penafiel. De 9 a 11, o Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel vai receber milhares de motards, de vários pontos do país.

No dia 10 de Novembro, às 21h30, decorrerá na Igreja Matriz de Penafiel um concerto pelo Coro D.Pedro de  Cristo, numa iniciativa organizada pela Paróquia de Penafiel e pelo Museu Municipal de Penafiel.

Já no dia 11, Feriado Municipal, terá lugar, na Igreja Matriz, às 10h00, Eucaristia Solene em honra de São Martinho, seguindo-se a Procissão com o andor do padroeiro da cidade de Penafiel, e que contará ainda com a participação das confrarias, irmandades e ordens terceiras das Igrejas da Cidade.

A mostra e venda de gado bovino e gado cavalar, vai decorrer no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel nos dias 10 e 11 de novembro, respetivamente.

No Campo da Feira estará instalado um verdadeiro parque de diversões, com carrósseis e
divertimentos para miúdos e graúdos.

Nos dias  10, 11, 17, 18 e 20, a feira de São Martinho volta a preencher grande parte do centro da cidade de Penafiel, onde são esperados centenas de milhares de visitantes. Nos dias de semana a feira confina-se ao campo da feira.

Para além da tradicional feira, provas de vinho novo e gastronomia haverá também muita animação, na tenda da Quinta de Puços, com a atuação de diversos grupos e ranchos tradicionais do concelho. Os magustos tradicionais vão realizar-se nos dias 11 e 18 de novembro.

Comentários