Património da Cidade de Penafiel- Igreja de Nossa Senhora da Ajuda



Penafiel  | Igreja  de Nossa Senhora da Ajuda


É dos templos mais antigos da Cidade de Penafiel, havendo já registos em meados do Século XVI
A primitiva capela situava-se numa zona de confluência de várias ruas, impedindo a expansão urbana.
Depois de acordo com a Câmara Municipal, a confraria comprou várias casas a diversos proprietários, como atestam os termos da mesa da confraria, entre 1781 e 1785, a saber-se: A António José Rebêllo pela quantia de 110 mil réisDr. Manoel d’Araújo Gomes, e mulher pela quantia de180 mil réis; ao Capitão Manoel de Souza Lopes e mulher D. Anna Joaquina de Queiroz, pela quantia de 900 mil réis;  a Maria Pereira, viúva, e filho José Vicente Moreira o seu quintal pela quantia de 100 mil réis.
A confraria, de existência pluricentenária, teve da Rainha D.Maria I,  dádivas no valor de 800 mil réis.

A Capela foi desmontada e em 1785 deu-se início à construção da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, já alinhada com as restantes casas da praça.
Em 1790 a antiga capela é demolida , sendo a sua pedra aplicada na sacristia, adro e alicerce da torre sineira da nova igreja.
Em 1803 foram concluídas as obras de construção, sendo inaugurada a Igreja já com torre sineira.
O Templo contém um vasto espólio em bom estado de conservação, sendo bastante venerados na igreja, a Senhora da Ajuda e S.José.

Apesar de ser referida como Igreja desde a construção do novo templo nos finais do Século XVIII, só em finais do Século XX é que o estatuto oficial passou para Igreja. 
Como se pode verificar em 1992, depois do Padre Albano ter reabilitado a confraria com vários paroquianos de Penafiel. 
"Antigo nº1-Confraria de Nossa Senhora da Ajuda, de existência pluricentenária, erecta canonicamente e com novos Estatutos aprovados em 29 de Setembro de 1992, com sede na Igreja da Ajuda, freguesia e concelho de Penafiel, distrito e diocese do Porto."

Em 2005, após 59 anos de interregno, voltou a realizar-se a Procissão de Nossa Senhora da Ajuda, com toda a imponência. Em 2006, a procissão sai completa, já com a presença do andor de S.José.

A Rubrica Penafiel dos Tempos Idos dá a conhecer alguns dos acontecimentos passados desta igreja:
 - Em Março de 1893, a obra de douramento das tábuas, altares laterais, púlpito e sanefa do arco, foi submetida a propostas para sua execução.
-A 24 de Outubro de 1894, o Comércio de Penafiel noticiava o seguinte: "Parece que vae ser patente ao público o rico manto bordado a ouro executado no Porto, que se destina à imagem de Nossa Senhora da Ajuda, ereta na sua egreja, d`esta cidade, dizendo-se ser de grande merecimento artístico."

Comentários