Penafiel- 500 pessoas participaram na Caminhada do Dia Mundial do AVC

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinalou, a 28 de outubro, o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) que oficialmente se comemora a 29 de outubro.
Em Portugal, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), ocorrem cerca de 25 mil Acidentes Vasculares Cerebrais por ano. Estes números exigem que os Centros Hospitalares criem equipas dedicadas a esta patologia, tal como aconteceu no CHTS, em 2009, com a criação da Unidade de AVC do Serviço de Medicina Interna.

Quase a completar 10 anos, nesta Unidade tem sido internados cerca de 400 doentes por ano e o seu grande desafio é reduzir a morbilidade e mortalidade associada ao AVC. Para isso, conta com uma equipa multidisciplinar que garante o apoio desde a admissão no Hospital até a continuação de cuidados em ambulatório após o AVC.
Este ano, para relembrar a importância da prevenção do AVC, a equipa da Unidade de AVC organizou a Caminhada “Seja mais rápido que um AVC”, realizada em Penafiel, a 28 de outubro, e que contou com cerca de 500 participantes.
Para além da caminhada de 5 Km no Parque da Cidade de Penafiel, houve também rastreio de fatores de risco e showcooking de alimentação saudável.
O showcooking de alimentação saudável foi da responsabilidade do Chef Fábio Bernardino, conhecido por participar ativamente em projetos de educação alimentar em escolas, hospitais, cantinas e lares sociais. Fábio Bernadino colabora também com o projeto Nutrimento, o blog do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação da DGS.

A iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, Agrupamento de Escolas Joaquim Araújo, Associação para o Desenvolvimento Social e Saúde do Tâmega e Sousa, Cooperativa Agrícola de Penafiel, Supermercado Corredoura, Supermercado Pedro, Loja Nova da Sobreira, Talhos Meireles, Quinta do Urtigal, Ginásio Wolf Gym, Euronics – Magalhães e Vinhas, MacDonald’s Penafiel e Nova Doce.

Fonte- Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Comentários