Penafiel defendeu hoje a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2020

Comissão de avaliação esteve em Penafiel numa visita aos vários equipamentos desportivos municipais e instituições desportivas do concelho.


Candidatura revela que 38% da população de Penafiel pratica desporto, um valor acima da média nacional


O Município de Penafiel oficializou, hoje, no auditório do Museu Municipal, a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2020. A sessão contou com a presença de Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel e respetivo executivo; Gian Francesco Lupattelli, Presidente do ACES EUROPE e de Nuno Pedro Santos, Presidente do ACES Portugal, e restante comitiva de avaliação.

Gian Franceso Lupattelli, Presidente do ACES EUROPE, considerou que “Penafiel tem uma grande capacidade para colocar em marcha a candidatura, sendo os resultados conhecidos em janeiro do próximo ano. O título de “Cidade Europeia do Desporto 2020” será para a cidade com maior formação direcionada para os jovens.”


Penafiel é um território com grande património histórico edificado e com uma dinâmica cultural e desportiva de grande impacto e de nível internacional. Em 2017, o concelho foi considerado pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) o 'Município Português com Melhor Programação Cultural'. Em 2020, Penafiel celebra os 250 anos da elevação a cidade, uma data marcante para celebrar o desporto e a história da cidade.

A comissão de avaliação da candidatura esteve em Penafiel no dia 29 numa visita aos vários equipamentos desportivos municipais e instituições desportivas do concelho.


Já o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, salientou a mobilização dos penafidelenses no apoio à candidatura, “É uma candidatura de todos os penafidelenses. O nosso objetivo é estimular a prática de exercício físico com base no respeito, trabalho em equipa e sentimento de pertença. Vamos celebrar o desporto com a comunidade penafidelense.”

A candidatura de Penafiel a Cidade Europeia do Desporto 2020 reforça a aposta do Município na área do desporto, quer na captação de mais provas desportivas para o território quer no melhoramento das condições dos equipamentos desportivos, na criação de novas infraestruturas de formação, no aumento da oferta desportiva, na promoção de atividade física e na dinamização de eventos desportivos nacionais e internacionais.


Para Pedro Santana Cepeda, Vereador com o pelouro do Desporto, “Penafiel tem muitos factores que colocam o nosso Município na linha da frente nesta candidatura a cidade europeia do Desporto. A título de exemplo, o concelho possui 68 equipamentos desportivos para a prática de diferentes modalidades. A nível desportivo são 67 associações, com 23 modalidades onde praticam, no total, 3 mil atletas. De salientar que 38% da população de Penafiel pratica desporto, valor acima da média nacional (34%). São estes e muitos outros factores que reforçam o valor e a importância desta candidatura.”


Em Penafiel destacam-se vários campeões como Fernanda Ribeiro (atletismo), Joaquim Santos (desporto automóvel), José Fonte (futebol), entre outros atletas que elevam o nome de Penafiel.

Fonte da notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários