Penafiel- Procissão de São Martinho saiu debaixo de chuva


Mesmo depois de ser adiada, a Procissão de São Martinho viu-se obrigado a sair debaixo de chuva pelas ruas da Cidade de Penafiel.
Apesar da chuva que foi caindo, foram centenas as pessoas que se juntaram ao longo do percurso para assistir à Majestosa Procissão de São Martinho, o padroeiro da Cidade de Penafiel.

Com a fanfarra a abrir o cortejo religioso, nele tomaram parte várias irmandades e confrarias das igrejas da cidade de Penafiel. Desfilaram os estandartes Nossa Senhora da Conceição, S.Roque, Santa Luzia, S.Francisco de Assis, Nossa Senhora das Dores e São Martinho.
Finalizou a procissão com o Andor de São Martinho, acólitos,Pálio com Padre Paulo, seguido pela população.

Este ano a procissão teve uma novidade! Saiu uma nova imagem de São Martinho, réplica do original, que acabou por se revelar numa polémica entre a população.

Seja na rua, ou nas redes sociais, os penafidelenses têm demonstrado o seu desagrado com a nova imagem. Pelos posts alusivos à nova imagem, são centenas os comentários de indignação, que também surgem de alguns forasteiros e de párocos de outros locais!

Maioria das pessoas considera que a réplica não ficou como devia e não "dignifica" o padroeiro da cidade, considerando um mau investimento.

Apesar de estarem revoltadas com a réplica, maioria das pessoas defende a preservação da imagem original, mas havendo já dezenas  de comentários a exigir que a réplica seja refeita numa casa de arte sacra certificada!
Muitas reações surgiram logo quando a procissão passou. Um dos testemunhos referiu: "Este não é o nosso S.Martinho! Só pode ser uma brincadeira de mau gosto!"
Contudo, muitas são as que exigem que deve ser a imagem original a sair, mas só no caso da réplica não ser intervencionada, ou ser feita uma que "dê honra à imagem original".

Comentários