Agenda cultural 2019 | Eventos, Festas, Feiras e Romarias da Cidade de Penafiel


O mês de Janeiro está quase a acabar mas já se vão conhecendo as datas dos principais eventos, festas, feiras e romarias de 2019 na Cidade de Penafiel.

Carnaval
Dia 1 de Março realiza-se o tradicional desfile de carnaval dos jardins de infância e escolas primárias do Concelho de Penafiel



3 de Março-249ºaniversário da Cidade de Penafiel
As celebrações decorrem durante todo o mês de Março com um vasto programa cultural
No dia 3, aniversário da cidade, decorre a sessão solene, que presta homenagem a ilustres penafidelenses.
Outro dos pontos altos das comemorações é o Dia Municipal do Bombeiro que junta em desfile as 3 corporações de bombeiros do concelho de Penafiel.

Dia Diocesano da Juventude
No dia 13 de Abril, Penafiel será palco do Dia Diocesano da Juventude que vai reunir jovens de toda a Diocese do Porto.

Semana Santa
Dia 12 de Abril tem lugar a tradicional Procissão dos Santos Passos.
A quinta-feira Santa, dia 18 de Abril, é marcada pela missa da Ceia do Senhor, pela procissão do Santíssimo e pela peculiar visita às igrejas e capelas da cidade.
Na noite de Sexta-feira Santa realiza-se a sumptuosa Procissão do Enterro do Senhor, com as ruas da cidade às escuras.
Domingo de Páscoa são os compassos que percorrem a cidade, anunciando a ressurreição de Jesus.

Rally das Tascas
No Sábado de páscoa, dia 20 Abril, tem lugar um encontro que fomenta o convívio e amizade entre os penafidelenses. O rally das tascas volta a percorrer as tasquinhas da cidade, este ano com uma homenagem especial a D.Alice Gomes.

Festa da Flor
No primeiro fim de semana de Maio a Cidade de Penafiel fica ainda mais linda com a já tradicional Festa da Flor à qual se aliou, nos últimos anos, o evento doces sabores! Flores e Sabores deixa Penafiel repleta das mais belas flores e com os doces tradicionais mais saborosos!

Maio-Mês de Maria
O Mês de Maio é consagrado como o mês de Maria. Ao longo de todo o mês são várias as manifestações públicas de fé em honra de Nossa Senhora, desde a recitação do terço até à tradicional procissão de velas.

Sentir o Verão
Durante 4 meses, a Cidade de Penafiel é palco de diversos eventos culturais, desportivos e recreativos.


Corpo de Deus-Seculares Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel | 14 a 21 de Junho de 2019
Realizadas desde 1540, os festejos contam com um vasto programa cultural tendo como pontos altos, o Cortejo do Carneirinho (14 de Junho, a Cavalhada e os Bailes Tradicionais (19 de Junho) e a Majestosa Procissão do Corpo de Deus (20 de Junho).
Noite dos Bombos-Dia 15 de Junho, dezenas de grupos de bombos vão atuar pelas ruas da Cidade de Penafiel
Tradições únicas no país que tornam as festas da Cidade de Penafiel diferentes de todas as outras.
Do programa fazem parte os momentos de folclore, bombos, fogo de artifício, concertos musicais e iluminações festivas.

São João
A zona do sameiro acolhe a noitada de São João, de 23 para 24 de Junho

Penafiel Racing Fest 
O maior e mais eclético festival de desportos motorizados alguma vez realizado na Europa, regressa nos dias 28, 29 e 30 de Junho de 2019.  
Em 2018, mais de 250 mil pessoas estiveram no Penafiel racing fest

Noite Branca
A noite mais longa do ano na Cidade de Penafiel realiza-se no primeiro sábado de julho e tem atraído mais de 100 mil pessoas nas últimas edições.

Agrival- 40ªEdição da Feira Agrícola do Vale do Sousa- 23 de Agosto a 1 de Setembro
Com mais de 300 expositores, num espaço de cerca de 25 000 m²é um certame que, anualmente traz milhares de visitantes a Penafiel, e é uma referência nacional que destaca o melhor do concelho e da região do Vale do Sousa. 
A feira conta ainda com um vasto programa cultural e recebe dezenas de atuações musicais protagonizados por artistas locais, grupos de música tradicional e por artistas de referência nacional e internacional!

São Bartolomeu
Dia 24 de Agosto é dia de São Bartolomeu com a tradicional feira das cebolas pelas ruas da cidade, envolventes ao santuário do sameiro.

Santa Luzia
A 14 e 15 de setembro festeja-se a Santa Luzia, venerada na sua modesta capela.
Ponto alto das festividades é a Procissão em honra de Santa Luzia que percorre as ruas da cidade.

Escritaria 
Em Outubro, a Cidade de Penafiel acolhe o Escritaria, Festival Literário que junta em volta de um escritor de língua portuguesa vivo, o estudo, a partilha e a fruição da sua obra. 

São Martinho
De 10 a 20 de novembro, Penafiel revive a tradicional Festa de São Martinho que recebe, anualmente, milhares de pessoas. A Feira de São Martinho é uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto, pela exposição de vários produtos, gastronomia da região, provas de vinho, mostras de gado e artesanato, magustos e animação musical. 

São Martinho é o padroeiro da cidade e dia 11 é feriado municipal. Nesse dia realiza-se a missa e a procissão de S.Martinho.

Comentários

A cidade de Penafiel vai estar, sem dúvida alguma, bastante animada durante todo o ano de 2019. Este artigo, extremamente útil, fica bem complementado com a indicação de recente mas completo guia de Penafiel. Tenho a certeza que será muito útil aos leitores deste blog.
Anónimo disse…
"Eventos, Festas, Feiras e Romarias da Cidade de Penafiel."
Mas de que adianta sair para festas e voltar para casa sempre com o coração vazio?
Anónimo disse…
Dia 9de Novembro de 2019 já há a tradicional feira de sao martinho??