Câmara de Penafiel comemorou o Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Pelouros do Ambiente e Proteção Civil dinamizaram várias iniciativas junto da comunidade escolar para sensibilizar a importância da árvore e da floresta


A Câmara Municipal de Penafiel, através dos pelouros do Ambiente e da Proteção Civil, dinamizou várias iniciativas, junto da comunidade escolar, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta.


A Vereadora com o pelouro do Ambiente, Susana Oliveira, esteve no parque da cidade de Penafiel e inaugurou o projeto “Alameda da Fruta”, um pequeno pomar situado no parque da cidade, e que foi plantado no Dia Mundial da Árvore e da Floresta pelas crianças do jardim-de-infância de Marecos.

Susana Oliveira refere que “embora se trate de um acto simbólico, o mesmo se reveste de extrema importância na sua vertente pedagógica, educativa e ambiental. É importante cuidarmos dos nossos espaços verdes e é igualmente importante envolver os mais pequeninos nestas ações que despertam, desde tenra idade, o seu sentido cívico, a sua preocupação para com o meio ambiente e para com a natureza. Esperamos que este pomar possa crescer, dar bons frutos, e dar-nos o ar puro de que tanto precisamos para ser saudáveis e felizes.”

Para este projeto foram escolhidas fruteiras, de diferentes variedades adaptadas à região, com frutos que fazem parte da memória coletiva: pereiras, macieiras, cerejeiras, nogueiras e aveleiras. Ao longo da alameda foi identificado cada uma das variedades para contemplar a diversidade existente.


Por sua vez, Rodrigo Lopes, Vereador com o pelouro da Educação e da Proteção Civil, esteve no Parque de Merendas do Alto da Pegadinha, numa iniciativa promovida em parceria com a Associação para o Desenvolvimento de Lagares e com a Junta de
Freguesia de Lagares, que contou com a presença dos alunos dos Jardins de Infância de Lagares, Figueira e Capela e da Escola do 1º Ciclo de Lagares, da GNR, Associação de Caçadores e Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa.

As crianças participaram em várias atividades, com largadas de perdizes e de coelhos bravos, assim como a plantação de árvores. Além disso, tiveram a oportunidade de interagir com os Bombeiros e aprender técnicas de combate a incêndios.


Rodrigo Lopes referiu que “Estas iniciativas pretendem educar e sensibilizar as nossas crianças, futuros adultos, da importância em preservar a floresta. Hoje, nesta paisagem natural lindíssima, aprenderam, por exemplo, que deve existir um equilíbrio perfeito entre a fauna e a flora. Felizmente em Penafiel isso acontece e queremos que assim continue.”

Fonte desta notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários