Penafiel: Castro de Mozinho é palco do Festival “Moura Encantada”

Iniciativa decorre este fim de semana e pretende dar maior visibilidade ao Castro e zona envolvente (Parque de Merendas)
Programa conta com muita música, teatro, dança, artes circenses, jogos tradicionais, workshops, feira de artesanato e uma praça de alimentação
Nos próximos dias 12, 13 e 14 de julho, o parque de merendas do Castro de Mozinho vai receber, pela segunda vez, o “Festival Moura Encantada”, organizado pelo Município de Penafiel e pelas Juntas de Freguesia de Galegos e Oldrões, com o envolvimento das associações locais.
Os visitantes, além de poderem usufruir de um dos maiores castros do Noroeste Peninsular através de visitas guiadas, poderão também usufruir de programação variada com música, teatro, dança, artes circenses, jogos tradicionais, workshops, feira de artesanato, animação para os mais novos e saborear a gastronomia da região na praça de alimentação.
O Festival começa na sexta-feira, às 19h. Ao longo da noite, a animação musical vai ficar a cargo dos grupos “Lôa Trovadoresca” e “Malatitsch”. Às 21h vai haver teatro protagonizado pelo Grupo de Teatro Diamante de Oldrões, às 22h30 animação equestre e às 23h30 a encenação da queimada galega.

No sábado, o recinto abre às 10h e vai contar com vários momentos musicais, a decorrer durante todo o dia, por parte dos grupos “Lôa Trovadoresca”, “Trupe “Os Al’meidas”” e “Malatitsch”. Ao início da tarde (15h30) vai ser apresentado o novo roteiro do Castro de Monte Mozinho, seguido da conferência “A arquitectura como instrumento de compreensão, consolidação e valorização da ruína – o caso de Monte Mozinho, Penafiel”. Mais tarde, pelas 18h00, realiza-se um o workshop “Produção Cerveja como a Nortada”. O programa deste segundo dia termina com a animação equestre (21h) e com a encenação da queimada galega (23h30).
Por sua vez, no domingo, a abertura ao público é também a partir das 10h. Neste dia, os visitantes vão poder desfrutar da música dos “Trupe “Os Al’meidas”” e “Malatitsch”.
De salientar que, no sábado e no domingo, vão ser promovidas visitas guiadas ao Castro de Monte Mozinho das 11h30 às 17h.
Inserida no programa “Sentir o Verão”, a iniciativa vai reunir ainda praça de alimentação, a exposição “Mouras Encantadas” de Sofia Pinto Correia, feira de artesanato, animação infantil, jogos tradicionais, exposições, artes circenses e oficinas, como a construção de espantalhos, entre outras.
A entrada é gratuita.

Fonte desta notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários