Ao início do cortejo a chuva marcou presença, tendo parado pouco minutos depois, não impedindo que cerca de 2000 crianças oriundas de 5 agrupamentos de escolas do concelho de Penafiel, desfilassem com os seus carneirinhos pelas ruas da cidade, entoando cânticos de viva ao carneirinho e ao professor/a, espalhando cor e alegria perante milhares de pessoas que assistiram.
No final do cortejo, o carneirinho é oferecido ao professor, em sinal de gratidão e respeito.
Um pouco de História...
É preciso recuar ao ano de 1880, para se encontrar a primeira noticia referente ao Cortejo do Carneirinho.
O Jornal Penafidelense desse ano refere o seguinte: "É costume por ocasião da Festa do Corpo de Deus brindar as pessoas a quem se deve reconhecimento com um carneiro. Os alunos da casa escolar Sr.Henrique de Carvalho da rua de cimo de Villa, resolveram brindar o seu professor com um carneiro, e fizeram-no por modo vistoso.
Na terça feira pelo meio da tarde reuniram-se para os lados do calvário, e dali conduziram o carneiro para a casa do professor, indo na frente montado num jerico um aluno tocando corneta e o carneiro muito enfeitado entre duas alas de pequenos estudantes vestidos a capricho.Todos acharam graça à lembrança"
O Riquezas e Tradições de Penafiel esteve presente e registou através de fotografia e vídeo:
Comentários