Vítor de Sousa, Fernando Alvim e Mário Zambujal foram alguns dos nomes que se associaram à Homenagem a Alice Vieira
Depois de Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge e Mário Cláudio, em 2016 foi a vez de Alice Vieira ser a homenageada no Festival Literário Escritaria, que decorreu de 6 a 9 de Outubro, em Penafiel.
A Escritora portuguesa viu a sua Vida e Obra, os seus pensamentos, frases, textos e suas personagens, saltar das estantes para as ruas, passeios, edifícios, lojas, jardins da Cidade numa verdadeira Contaminação Literária, onde não faltou cinema, teatro de rua, arte pública, apresentações, cinema e conferências.
Acerca do festival, Alice Vieira referiu: ""É uma terrível responsabilidade e ando muito preocupada nestes últimos dias porque não sou de homenagens. Não me importo que os leitores falem comigo na rua, mas assim é muito diferente."
Aluno de Penafiel dedicaram conto a Alice Vieira
Cerca de 150 crianças do 4º ano, apoiadas por 10 professores, do Centro Escolar de Penafiel foram desafiadas a escrever e a ilustrar um conto infantil para dedicar a Alice Vieira e o resultado foi no mínimo surpreendente, tendo dado origem a um conto intitulado “BRUXA PRECISA-SE”,
O conto “Bruxa – Precisa-se” surgiu no âmbito da leitura e exploração do Livro “Graças e Desgraças da Corte de El-Rei Tadinho” da escritora Alice Vieira, pelos alunos do Centro Escolar de Penafiel.
Os docentes apelaram à imaginação e ao encantamento dos mais novos com que, dia a dia, as crianças os surpreendem nas salas de aula e convidaram-nas a entrar no Reino das Cem Janelas, onde vivia um monarca iluminado – El-Rei Tadinho.
Nessa obra El-Rei Tadinho mandou publicar um anúncio e os alunos do Centro Escolar de Penafiel não ficaram indiferentes e mergulharam no Reino das Cem Janelas para averiguar o que, de facto, o Rei necessitava para o ajudarem.
Consta que o anúncio reza assim:
"BRUXA – PRECISA-SE.
Comentários