Frio intenso coloca Penafiel em aviso amarelo

O frio, que se vai acentuar em todo o país a partir de amanhã, levou a Proteção Civil a emitir um aviso à população. 
Segundo o Instituto de Meteorologia, a partir desta sexta-feira as temperaturas mínimas vão oscilar entre os -4º C e os 6ºC, e a máxima entre os 4ºC e os 18ºC.
O vento vai agravar o desconforto térmico.
Face às previsões de frio intenso, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Penafiel publicou as seguintes medidas de prevenção:
Recomenda-se que adopte as seguintes medidas:
• mantenha o corpo quente, através do uso de luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente e utilizando várias camadas de roupa;
• ingira líquidos e sopas para manter o corpo hidratado;
• no exterior é recomendado cuidado com as situações de queda;
• as casas devem ser mantidas quentes, sendo necessário verificar se os equipamentos de aquecimento estão em condições de serem usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira;
• no caso de lareiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás, é preciso ventilar as divisões da casa uma vez que a acumulação de gases pode causar intoxicações ou morte;
• as pessoas que tenham algum problema de saúde, devem tomar os medicamentos conforme a indicação do médico;
• não devem tomar antibióticos sem indicação médica;
• não devem ir de imediato à Urgência Hospitalar, devem antes recorrer à Linha de Saúde 24 (808 24 24 24), ou ao seu médico assistente.

Comentários