A Ordem Franciscana Secular de Penafiel sediada na Igreja do Senhor do Calvário da nossa Cidade de Penafiel, tinha por tradição organizar as festividades em honra de S.Francisco, com a Procissão de Penitência como ponto alto dos festejos.
Recordamos agora no ano de 1967, cujo programa contou com uma procissão de velas e a Procissão de Penitência nos dias 7 e 8 de Outubro.
Nos dias 5, 6 e 7 realizou-se o tríduo com pregação.
No dia 8 a imponente Procissão de Penitência com a participação da comunidade, confrarias da cidade, dezenas de figurantes, autoridades civis, e vários andores entre os quais- NªsªFátima, NªSªConceição, Santo António, S.Roque (que veio da sua capela), Sta Isabel da Hungria, Sta Isabel de Portugal, S.Luis rei de França, Bem-casados: S.Lúcio e Santa Bona, S.Ivo, Santa Angela, Santa Margarida de Cortona, Santa Rosa de Viterbo, Santa Clara de Assis e estigmatização de S.Francisco.
Veja algumas fotografias da procissão:
Andor de Santa Margarida de Cortona
Andor de Santo António
Figurantes na procissão
Andor de São Luís, Rei de França
Andor de São Francisco a receber os estigmas
sermão pelo orador Reverendo Dr. Mendonça da Ordem Terceira, de Leça da Palmeira, na ponte junto ao Santuário do Sameiro.
Procissão em Penafiel
Agradecimento
Terminada a procissão em honra de S. Francisco de Assis, no passado dia 8 de Outubro a V. Ordem Terceira de S. Francisco sente-se na obrigação de publicamente dizer o seu MUITO OBRIGADO.
Ao Rev. P.e Albano, zeloso Pároco da Cidade, que se dignou presidir à Procissão e nos deu todas as facilidades, ao Ex.mo Snr. Presidente da Câmara e às demais Autoridades Civis, Militares e judiciais que nos deram a honra de sua presença, ás irmãs religiosas que tanto brilho deram à nossa e sua Festa, ás Fraternidades da Ordem Terceira de S. Francisco, de Ovar e de Freamunde, que vieram, em grande número confraternizar connosco, à V. Ordem Terceira do Carmo desta cidade, que teve o gesto simpático de também se incorporar, aos abnegados Bombeiros Voluntários de Penafiel, sempre no seu posto, aos Armadores que tão bem se houveram na organização da Procissão, dos andores, iluminação e instalação sonora, aos que sacrificadamente transportaram os andores e a todos que se incorporaram na procissão, à Banda de Música e aos afinados grupos corais de Penafiel e do Seminário Franciscano de Montariol, Braga, à Televisão e à Rádio, aos filmadores e fotógrafos, à imprensa em geral, e em particular à desta cidade, a todos os que de perto ou de longe contribuíram com as suas esmolas, seu trabalho, e a sua amizade, a todos, sem excepção, o nosso mais profundo reconhecimento.
Fostes vós os verdadeiros promotores e autores de tão bela Procissão, que jamais esquecerá, página de oiro nos Anais de Penafiel.
Que S. Francisco a todos abençoe generosamente.
MUITO OBRIGADO PENAFIEL
Igreja do Calvário, Penafiel
14 -X – 1967
Pela Mesa Administrativa
ANTÓNIO GOMES
P.e DINIS DA COSTA








Comentários