Património de Penafiel: A Capela de São Roque


Decorria o ano de 1755, e a população da Europa era dizimada por uma doença designada por peste negra ou a peste bubónica. Esta peste consistia em grandes bubões que cresciam na pele das pessoas e as matavam em poucos dias. Aqui em terras de arrifana os doentes eram depositados ao largo da capela de são roque.Um frade chamado frei António da ressurreição ia da capela até cepeda(paredes) buscar os medicamentos. Este frade acabaria por morrer contagiado com a peste. Mas as pessoas pedindo a intercessão a roque curavam-se milagrosamente.
História de são Roque: Roque nasceu em Montpellier (França), aos vinte anos perdeu os pais. Formou-se em medicina, assim, curava os doentes da peste de hospital em hospital. Um dia ficou contaminado e escondeu-se num bosque, lá um cão lambia-lhe as chagas da doença. Já curado regressou a sua terra mas... esta estava em guerra civil. roque foi preso pois julgavam que fosse espião. Ficou preso durante cinco anos onde acabou por morrer a fome abandonado por todos. São roque é advogado da peste e da fome.
Representação:são Roque é representado com o hábito franciscano,um manto branco que cobre a parte de trás do andor, uma pequena opa preta aos ombros, a sua mão esquerda puxa o hábito deixando um joelho á mostra com um bubão da peste;a sua mão direita segura um bastão, no andor, à frente, do lado esquerdo do santo, encontra-se um cão virado para ele, que lhe vem lamber a chaga.
EM PENAFIEL: é venerado Na sua capela em Penafiel. São roque tem a sua festa a 16 de Agosto ou no domingo seguinte na cidade de Penafiel. Na capela venerámos para além de são Roque, a santa luzia, o são Sebastião e a senhora de Fátima. 
Nas suas traseiras tem o túmulo de são Roque onde se encontra frei António da ressurreição.

Comentários