Parabéns Penafiel | Cidade há 239 anos




Cidade de Penafiel Comemora 239 Anos
Actividades durante todo o mês de Março
À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a autarquia penafidelense vai promover também este ano diversas actividades para festejar os 239 anos da elevação de Penafiel a cidade, a segunda mais antiga do distrito do Porto.O ponto alto das comemorações é na próxima terça-feira, dia 3 de Março, com a sessão solene evocativa da efeméride, no Salão Nobre da Câmara Municipal às 15h00.
Segunda Cidade Mais Antiga do Distrito
Foi em 1770 que Dom José I, querendo desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana (Penafiel), centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas que o compunham, para nova sede episcopal e consequentemente deu à vila o estatuto de cidade, a 3 de Março de 1770, impondo-lhe o nome de Penafiel, o do Julgado. A notícia chegou à Câmara em Maio e logo foi enviada à capital uma pessoa para agradecer a Sua Majestade, enquanto localmente se determinavam três dias de luminárias para festejar este benefício. Com o título da cidade vinha a atribuição de um novo termo, muito mais amplo do que o anterior prefigurando já o actual concelho. Compreendia todas as terras da coroa no Julgado de Penafiel e ainda a Honra de Barbosa, beatria de Galegos, coutos de Entre-os-Rios e de Meinedo e a vila de Melres. Penafiel perdeu o bispado mas continuou a ser cidade e sede de comarca e assim permaneceu até que, passado o sobressalto da Guerra Peninsular, em que a cidade esteve ocupada pelos franceses, as reformas liberais desenharam novos mapas administrativos. O seu território, ainda extenso na reforma de 1836, acaba por sofrer sucessivas amputações mal compensadas pelos acrescentos, ao sabor dos jogos de forças na região, até ao ano de 1855, em que se encontra já genericamente definido nas linhas actuais.
Comemorações Até Ao Final do Mês
As comemorações prosseguem até ao final do mês de Março com exposições, música, teatro, entre outras iniciativas, conforme se pode verificar no programa, sendo de destacar a inauguração do novo Museu Municipal de Penafiel, no dia 24 de Março. O projecto geral de arquitectura, da autoria de Fernando e de Bernardo Távora, assenta num programa da Câmara local, que quis dar o melhor aproveitamento ao espaço onde está instalado, no antigo Colégio do Carmo. Situado no centro histórico da cidade, com uma área aproximada de 6 mil m2, o Palácio Pereira do Lago (antigo Colégio do Carmo), foi construído no séc. XVIII.

texto da pagina da camara municipal.

Comentários