Penafiel | prémio Daniel Faria 2009


A 5ª edição do Prémio Daniel Faria,decorrida no presente ano, teve como vencedor o autor Tiago Patrício (sob o pseudónimo Francisco Fernando) com a obra "O livro das aves".Foi atribuída uma Menção Honrosa à obra "A potência do meio dos nós", da autoria de António José Madureira.O júri do prémio foi constituído por Francisco José Viegas, Francisco Saraiva Fino, Jorge Reis-Sá e Tito Couto. As obras contempladas com o Prémio e a Menção Honrosa serão publicadas no próximo mês, pelas Quasi Edições, e serão apresentadas no dia 17 de Abril em Penafiel.
Tiago Patrício, Nasce a 1979 na cidade do Funchal, Madeira, mas passa toda a infância e adolescência em Trás-os-Montes. Entra para o curso de Oficiais da Escola Naval como voluntário, onde pressente uma inclinação para a escrita e para o teatro como sobrevivência, nos navios de guerra durante as comissões de embarque.
Regressa à vida civil 16 meses depois para ingressar na Faculdade de Farmácia que conclui após 8 anos e muitos projectos paralelos. Fez escrita criativa em 2001 na Aula do Risco, vários cursos de aperfeiçoamento em imprensa no CENJOR entre 2001 e 2003, esteve no jornal Os Fazedores de Letras entre 2002 e 2007 e escreveu para o suplemento DNJovem durante o mesmo período. Faz teatro desde 2000, ajudou a criar o Com-Siso, com várias peças apresentadas entre 2002 a 2005. No ano seguinte entrou para o Grupo de Teatro de Letras, onde fez formação intensiva com Ávila Costa.
Foi seleccionado e publicado na colectânea Jovens Escritores do CPAI, em 2007 e 2008, em poesia. Fez residências de criação literária em Tunis em Julho de 2007 e em Praga no mês de Novembro do mesmo ano, de onde resultou uma leitura de textos por teleconferência no espectáculo ECG: O Amor e Lisboa no teatro Archa em Praga.
Encontra-se a meio caminho entre a poesia, o teatro e o vídeo experimental, no seio da associação O Elemento Indesejado e as suas múltiplas manifestaçoes artísticas. Aqui fica os parabéns do riquezas e tradições à autarquia penafidelense, por contribuir para o desenvolvimento da leitura e da escrita no concelho.( parte do texto da página oficial da câmara municipal de Penafiel.

Comentários