Universidade volta à cidade de Penafiel



O edifício onde, nos anos 90, funcionou a Universidade Portucalense, em Penafiel, vai reabrir com outra instituição de ensino superior: o Instituto de Inovação, Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde.
-É uma associação europeia que congrega três universidades espanholas, a Cooperativa de Ensino Superior CESPU, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e a Câmara de Penafiel. Denominada, “IInfacts”, a associação encontra-se em fase de instalação e tem como objectivos a formação e a investigação.
________________________________________________

-Destinado a centro de investigação científica na área da saúde, envolvendo os meios humanos, materiais e técnicos dos seis primeiros parceiros, propõe-se vender trabalho e “know-how” à comunidade, à indústria e organismos públicos e privados. A venda de serviços, directamente ou através das estruturas internas dos parceiros, é ainda outro objectivo.Almeida Dias, presidente do Conselho de Administração da CESPU, explicou anteontem que a Cooperativa de ensino já havia formalizado com as universidades espanholas de Barcelona, Santiago de Compostela e Valência vários protocolos de colaboração que estão agora na base do arranque da associação ibérica.
-Os parceiros acordaram juntar esforços no sentido de criarem uma Associação Europeia, com natureza jurídica, a qual, dentro dos objectivos traçados para a parceria, desenvolverá a actividade económica dos parceiros membros, de forma a melhorar ou aumentar os resultados dessa mesma actividade.
-Numa primeira fase, o edifício da Rua Direita, onde funcionou na década de 90 a Universidade Portucalense, ficou devoluto, sendo adquirido pela Câmara de Penafiel que agora o disponibiliza para este centro de investigação.
-Foram investidos cerca de um milhão de euros na recuperação do imóvel e na adaptação da estrutura a centro de investigação.“São parceiros de grande qualidade ligados ao ensino superior de qualidade, sobretudo, na área de investigação e formação avançada em Saúde, pelo que constitui uma aposta de qualidade no centro histórico da cidade”, afirma Alberto Santos, presidente da Câmara.
-O edifício tinha inicialmente como destino a instalação de serviços camarários, mas tendo em conta esta oportunidade de devolver à cidade o ensino superior, o autarca de Penafiel assumiu a parceria que deverá dar frutos já no próximo ano.

Comentários

Ricardo Ferreira disse…
É uma excelente notícia para Penafiel.

Fico só com a dúvida. É uma universidade, ou um instituto de investigação que qer vender inovação?