Ensino Superior regressa a Penafiel

(texto retirado da página de internet do jornal "o verdadeiro olhar")
______________________________________________________________
Pedago oferece, a partir de Setembro, cursos de Turismo, Educação Física e Desporto, Educação Visual e Tecnológica e de Educação Musical
O ensino superior está de volta a Penafiel, depois de a Universidade Portucalense ter abandonado a cidade nos anos 90. Ainda não é uma universidade pública, mas o projecto apresentado na semana passada prevê a leccionação de quatro cursos que poderão acolher 120 alunos. As aulas começam já em Setembro e as propinas custam entre 250 e 270 euros mensais.
Quatro cursos com turmas de 30 alunos
As licenciaturas oferecidas pela Pedago, instituição responsável pelo Instituto de Ciências da Educação presente, por exemplo, em Felgueiras, são os de Turismo, Educação Física e Desporto, Educação Visual e Tecnológica e de Educação Musical.
As inscrições já estão abertas e cada licenciatura terá uma turma de 30 alunos, o que trará para Penafiel 120 estudantes universitários.
Para o final do ano deverão, avançou o director da Pedago Ricardo Martins, começar algumas pós-graduações, sobretudo na área de formação de professores, que subirá para 300 o número de alunos no ensino superior em Penafiel.
As licenciaturas disponíveis em Penafiel têm, como prevê o Tratado de Bolonha, a duração de três anos e a propina custará entre 250 e 270 euros mensais. As aulas serão ministradas nas instalações da Incubadora do Vale do Sousa e, no que diz respeito à vertente prática do curso de Educação Física e Desporto, nos equipamentos desportivos do concelho.
“São cursos com uma taxa de empregabilidade a rondar os 100 por cento”, garantiu Ricardo Martins.
Ainda segundo o director da Pedago, o público-alvo deste projecto são os jovens do Vale do Sousa e Baixo Tâmega.
____________________________________________
Alberto Santos quer mudar aulas para o centro da cidade
...............................................................................................................
Já para o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, com a instalação da Pedago no concelho está “cumprida mais uma promessa”. “O ensino superior vai voltar a Penafiel”, afirmou Alberto Santos.
Apesar de as aulas começarem por ser leccionadas nas instalações da Incubadora do Vale do Sousa, o autarca deseja que, no futuro, tal passe a acontecer no centro da cidade. “Era bom para gerar mais dinamismo”, assegura.
Alberto Santos afirmou, igualmente, que a ambição da autarquia é “crescer nesta área”, deixando entender que Penafiel poderá acolher outros projectos relacionados com o ensino superior a curto/médio prazo.

Comentários