Riquezas de Penafiel: A Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Igreja construída no principio do Séc.XIX, situa-se na cidade de Penafiel
Em Penafiel, a actual Rua do Carmo, tinha o nome, de rua de Santo António Velho, por aí existir uma capela em honra deste santo. Mas "velho" só apareceu depois de ter sido construída em Penafiel, o convento dos capuchos de Santo António.
Aquando das invasões francesas, a capela foi saqueada e quase caiu no abandono, tendo a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, demolido a capela, e dado inicio à construção de uma igreja de dimensão apreciável.
Na sua inauguração, em 1812, celebra-se uma grande festa.



A ordem terceira do Carmo, com ajuda de várias instituições e personalidades penafidelenses, foi remodelando a igreja, bem como o lugar em sua volta.
Desde, o jardim que se situa em frente ao edifício religioso, um grande terraço com coreto, para encher aquando das festas de Nossa Senhor do Carmo; para albergar a "Cavalhada", que se realizava nas festas do Corpo de Deus, e para as celebrações da Semana Santa. Tornou-se um dos principais lugares da cidade.




Na imagem à direita, o altar de Santo António, onde além deste santo

venerámos a Nossa Senhora de Fátima e o Sagrado Coração de Jesus.
Inicialmente, este altar, só teria uma imagem, a do Santo António, mas no Século XX se ordenou a colocação de duas imagens para ladearem o Santo Franciscano.
Tem o seu altar revestido em talha dourada, sendo que foi mandado dourar pela última vez em 1978.




Logo após a contrução da igreja, a Ordem Terceira do Carmo, fez uma promessa à Santa Sé, em que o primeiro santo a chegar ao Vaticano, viria para Penafiel.
Em 1826, realizou-se o desejo, ao ser enviado pelo Vaticano para Penafiel, o Corpo de SÃO VICENTE-MOÇO E MÁRTIR.
Logo se ordenou a construção de um lindíssimo altar, onde se colocasse o corpo do santo, e onde este pudesse repousar. O altar foi mandado dourar, pela última vez, em 1978.


Este Santo encontra-se deitado num caixão de vidro, para que as pessoas o observem, num altar lateral.
Está com vestes de branco e dourado.
O cabelo é natural, e o corpo encontra-se incorrupto, isto é, intacto desde que faleceu, logo prova da sua santidade.
Já realizou vários milagres, e segundo os penafidelenses, abre os olhos quando um milagre é realizado através de sua intercessão. E como o "riquezas e tradições de Penafiel" comprovou, os seus olhos, às vezes estão fechados como logo a seguir começam a abrir-se.



Em 1959, para dignificar mais a padroeira desta igreja, a sua irmandade, mandou construir, um altar onde se colocasse a imponente e bela imagem de Nossa Senhora do Carmo, mais a imagem de São Simão Stock.
Um altar de dimensão um pouco superior que os outros devido ao tamanho das imagens, altar esse bem preparado e de talha dourada.




Durante todo o século XX, a igreja sofreu alterações apreciáveis, como a colocação de azulejos em todo o exterior da igreja, a colocação de Relógio na torre da igreja.
Apesar de muitos pensam, esta igreja tem uma procissão em Honra de Nossa Senhora do Carmo, que se realiza de Dez em Dez anos, como diz a tradição.
Apesar de ter custos elevados, é uma procissão muito majestosa, com imponentes andores, sendo o de Nossa Senhora do Carmo, ser levado a ombros por 36 homens. Segundo a tradição tem de se realizar em 2010.





















Na imagem da direita, temos Santo Elias, que se encontra na igreja.
Santo Elias foi da ordem Carmelita.
É o PATRONO CONTRA O FOGO.
No seu andor é colocada uma casa de caco em chama.
Santo ELIAS segura uma vara em chamas. Os bombeiros carregam o seu andor.









Na imagem da esquerda, a grande imagem de Santa Teresa D`Ávila.
Também esta uma santa que pertenceu à ordem Carmelita.
Tanto esta como a imagem de Santo Elias saem na procissão. No seu andor é colocada uma secretária, onde a Santa escreve os seus pensamentos e lê as sagradas escrituras.

Comentários

Belíssimo post! Muitos parabéns por divulgar a tua terra, a belíssima cidade de Penafiel!
Muitos parabéns!
Caro Rogério,
Desde já um obrigado por visitar o blog, e por deixar a sua opinião.

agradeço o elogio, desejando também uma boa continuação no bom trabalho que tem elaborado no seu blog, que continuarei a acompanhar.

obrigado
os melhores cumprimentos
Tiago Lopes
Cristina Afonso disse…
igreja muito bonita.
nao sabia que tinham um santinho incorrupto.

continuarei a visitar este blog
Paula Mota disse…
a igreja do carmo e das igrejas que mai gosto da nossa cidade.
a história que a envolve, e tudo que faz parte dela
Eduardo disse…
é uma igreja muito bonita.
este blog mostra realmente o que Penafiel é.