Penafiel: Igreja do Senhor do Calvário

Ficam mais umas fotos dos altares da Igreja do Calvário-Penafiel

Altar do Senhor do Calvário com São Francisco, na parte inferior uma urna em vidro com uma imagem de São Francisco morto. No altar a ladear, encontrámos outros 2 santos franciscanos- o São Roque e a Santa Margarida de Cortona. Altar de Santo António- "o Santo Popular", um dos santos franciscanos mais conhecido, tem um altar na igreja do Calvário de Penafiel.
Altar de Nossa Senhora de Fátima com os 3 pastorinhos.
__________________________________________
Procissão de São Francisco teve 42 anos sem sair à rua!!!
Esta Igreja era tradição celebrar uma Procissão em Honra ao seu padroeiro, mas infelizmente esta esteve 42 anos sem se realizar, tendo saído à rua em 2009!!! Foi uma procissão muito grande, com 7 andores de santos da igreja, com dezenas de figurantes, as confrarias da cidade e muitas ordens franciscanas do País!!! Esta Procissão percorreu as ruas de Penafiel!!!
Esta igreja é muito activa com missa diária às 07h30 e às 16h00. Ao Domingo Missa às 07h00, às 09h00, 16h00 e 18h00!!! Recorde-se que na Sacristia da Igreja se encontra o altar da antiga capela de São Mamede, que se situava junto da Câmara Municipal. São Mamede é o padroeiro da confraria dos estudantes de Penafiel e costuma sair em andor na procissão carregado por universitários!!!

Comentários

Anónimo disse…
Prezo muito este teu trabalho que tanto eleva a nossa bela cidade!
Bem haja gente assim!
Estudo e trabalho na área da arqueologia, e por isso se algum dia necessitares dec algum contributo para fazer crescer o teu blog, não hesites em pedir =)

SaraRocha