Riquezas de Penafiel- O Jardim do Calvário

Penafiel- Cidade desde 1770, a Capital do Vale do Sousa, um Paraíso de sol e luz!!!

Em pleno centro da Cidade de Penafiel, encontra-se o Jardim Público, ou como é conhecido, o Jardim do Calvário, trata-se de um jardim muito curioso pelo ambiente em que se envolve.. Antigamente este jardim era frequentado pelas classe mais altas da sociedade!!!
Logo na sua entrada deparámos com o busto de Egas Moniz com a corda ao pescoço, em memória da sua ida a Toledo, aquando entregou a sua vida... simboliza e relembra a todos os turistas que o aio de Afonso Henriques está sepultado no concelho de Penafiel.
Actualmente este jardim continua a ser muito visitado, por famílias que desfrutam de bons momentos de lazer, os idosos da cidade que se sentam à sombra das árvores para as suas conversas diárias, e muitos turistas que se encantam com o local!!!
No centro do jardim encontrámos o busto de António Nobre, poeta ligado ao concelho de Penafiel.

Neste jardim, através de uma série de caminhos, encontrámos várias espécies exóticas, desde camélias, palmeiras, árvores centenárias... na parte de trás do jardim, uma formosa avenida, dá-nos de encontro com um bela vista sobre o Campo da Feira!!! Aquando das Festas da Cidade- Corpo de Deus, este jardim é invadido por milhares de pessoas que vêm admirar as iluminações festivas, os concertos musicais e as sessões de fogo de artifício!!!

Comentários