Penafiel: Secular procissão de Nossa Senhora da Ajuda!!!

Grandiosa Procissão de Nossa Senhora da Ajuda é das mais antigas da região norte!!!
Em tempos, um habitante penafidelense, era muito rico mas não tinha qualquer devoção. Um dia a sua única filha que ele adorava muito adoeceu gravemente!!!
Foi a muitos médicos e curandeiros, mas não havia maneira de a filha melhorar, então em certa noite, quando a filha já delirava de febre, o homem agarrou-se a um terço e suplicou a ajuda a Nossa Senhora prometendo erguer uma capela caso esta salva-se a filha.
Na manhã seguinte a filha estava praticamente curada, e o homem comprou um terreno junto da Igreja da Misericórdia, e ergueu uma capela de Nossa Senhora da Ajuda!!!
A devoção à Senhora da Ajuda foi crescendo em Penafiel, e em 1785 ergue-se a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, com grandes dádivas da Rainha D.Maria I que fez questão em oferecer um grande estandarte e umas valiosas vestes para a imagem da Nossa Senhora da Ajuda, perfazendo um total de cerca de 80 mil Reis em dádivas!!!
A sua imponente procissão realizava-se, apesar de século XX ter caído em esquecimento... mas em 2005 voltou a recuperar-se esta procissão.
A igreja de Nossa Senhora da Ajuda situa-se no centro histórico de Penafiel, e contém um espólio bastante valioso, sendo dos templos religiosos mais antigos da região norte!!!
É uma igreja muito activa a cargo da Irmandade da Senhora da Ajuda, com terço diariamente e missa com exposição do Santissimo Sacramento todas as quintas-feiras!!!

Comentários

Paula Mota disse…
Olá Tiago!!!
desde já parabéns pela continuação do trabalho desenvolvido em prol de Penafiel,
pena é que nesta câmara municipal de Penafiel ninguém lhe dê o valor merecido pelo seu trabalho, e se bem me lembro mentiram-lhe com promessas sobre a festa da cidade!!!
mas parabéns por continuar a fazer um trabalho de dignidade por Penafiel!!!
abraço
Paula
Anónimo disse…
parabéns