Escritaria 2010 homenageou Agustina Bessa-Luís


Contaminação do Espaço Urbano com Vida e Obra de Agustina Bessa Luís!!!

Este conjunto de objectos nas fotografias, são denominados por "Tubos de Letras"...
Tratam-se do principal objecto da contaminação deste ano mas servirão para as edições futuras do Escritaria.
Estes três objectos de grande impacto foram colocados em locais movimentados da cidade com: intervenções temáticas, didácticas e artísticas, sendo que cada uma obedece a uma temática: biográfica, bibliográfica e cinematográfica.
Estes objectos contaram com a participação de três artistas plásticos de renome como é o caso de José Miguel Ribeiro, autor de filmes nacionais de animação mais premiado internacionalmente, e ainda Pedro Zamith e Luís Lázaro.
Agora que terminou a edição do Escritaria 2010 os quinze painéis pintados manualmente serão retirados, e em parceria com uma galeria serão leiloados, sendo certo que uma parte da receita será entregue a uma instituição local envolvida na promoção da alfabetização e da leitura.



Esta última imagem mostra-nos umas das largas centenas de "Caixas de literatura" espalhadas pelas ruas da cidade que contêm textos de Agustina Bessa-Luís, sendo uma das grandes "marcas" da contaminação do espaço urbano. Estas caixas são um convite à leitura e à sua reutilização quer por habitantes e por comerciantes.

Comentários