Penafiel: Ao Domingo no Museu...

Dia 31 de Outubro de 2010, pelas 15h00...no Museu Municipal de Penafiel...
No mês de Outubro, a iniciativa "ao Domingo no Museu", no Museu Municipal de Penafiel, tem como destaque a elaboração da peça "Busto da República", alusivo ao centenário da República Portuguesa.
Pretende-se que os participantes elaborem a representação em vulto de um busto de mulher, com a cabeça voltada à direita, ostentando barrete frígio, cabelo comprido solto e vestindo blusa com as cores nacionais, vermelho e verde, apertada com laço. Na peanha, que sugere forma rochosa, apresenta sobre ramo de loureiro e por cima deste o escudo nacional. O Fundo é côncavo e furado ostentando a verde a data 1910.
Este modelo iconográfico da República, foi adoptado com símbolo da República Portuguesa na sequência da Implantação do novo regime, a 5 de Outubro de 1910 e inspira-se na adoptada pela I República Francesa da Autoria de Eugène Delacroix, passando a ser considerado um dos símbolos nacionais de Portugal, a par do retrato oficial do Presidente da República, do brasão de armas, da bandeira e do hino nacionais. Tornou-se por isso obrigatória a existência de uma reprodução do busto da República, colocado em local de destaque, em todos os edifícios públicos incluindo as escolas.

Comentários