Penafiel: Igreja do Calvário celebrou 200 anos!!!

No Passado dia 17 de Outubro de 2010, a Ordem Franciscana Secular de Penafiel esteve em Festas, pois comemorava 351 anos de existência, a Festa de São Francisco e os 200 anos da construção e inauguração da Igreja do Calvário de Penafiel... ainda se fez uma celebração especial a Santa Marta, que foi exposta em andor... pois a imagem de Santa Marta terá sido a primeira imagem a ir para a igreja seguida do Bom Senhor do Calvário.

Por cima da porta principal, encontra-se três imagens expostas para o exterior, ao centro a de São Francisco- o patrono da igreja e da ordem; à direita a Santa Isabel de Portugal; e à esquerda a São Luís, rei de França.
A igreja de São Francisco de Assis ou como é conhecida, Igreja do Calvário, foi inaugurada em 1810 pela sua ordem, a franciscana. Antes os franciscanos eram sediados na igreja matriz de Penafiel, sendo que no lugar onde se ergue a imponente igreja, era apenas uma capelinha.


Na Igreja veneram-se muitos santos entre os quais, muitos da ordem franciscana. Tem os altares de Nossa Senhora da Conceição, Senhor do Calvário, Senhor dos Aflitos, Nossa Senhora de Fátima, Santo António e o Altar-mor de São Francisco. São Altares todos trabalhados em talha dourada, com uma imagem principal no centro, dois nichos laterais e colunas jónicas.
Tem uma procissão muito bonita, onde saem em andor santos da ordem franciscana, desde logo, o São Mamede, o São Roque, a Santa Margarida de Cortona, a Santa Isabel de Portugal, a Nossa Senhora da Conceição, o Santo António e São Francisco a receber os estigmas da cruz.

Comentários