Riquezas de Penafiel... a Capela do Senhor dos Passos

Na cidade de Penafiel, existem três capelas de Nosso Senhor dos Passos, representam as três quedas de Jesus Cristo com a cruz às costas a caminho do calvário!!!
O Blog já deu a conhecer duas das capelas, pois uma terceira se encontrava sempre fechada....
mas felizmente, esta capela situada bem no centro da cidade e que mesmo assim passava despercebida, tem estado sempre aberta e toda engalanada!!!

No seu interior, tem um altar todo trabalhada em talha dourada, com um fundo em madeira representando Jerusalém... tem duas imagens no altar, uma de Nosso Senhor caído, e Simão de cirene a segurar a cruz...Recorde-se que Simão de Cirene foi um homem escolhido pelos soldados romanos para ajudar Jesus a carregar a Cruz. Esta capela do Senhor dos Passos situa-se junto à Igreja da Misericórdia, (parte de trás)... estas capelinhas dos passos pertencem à ordem de Nossa Senhora da Piedade e dos Santos Passos, isto é, ordem da igreja do Sameiro, construída em 1886!!!

Antigamente no lugar do Sameiro, situava-se apenas uma capela, chamada a capela da Piedade, e ainda as capelas dos Santos Passos. Recorde-se que na Sexta-Feira que antecede o Domingo de Ramos, realiza-se em Penafiel a Procissão dos Santos Passos, com saída da Igreja Matriz, passando nas capelinhas até recolher no Santuário do Sameiro!!!

Comentários