São Martinho-Padroeiro de Penafiel...
Mais tarde é obrigado a ingressar no exército onde pratica o ideal Cristão de humildade, generosidade e amor ao próximo.
Em 337, ocorre o episódio lendário de São Martinho, quando este, num dia tempestuoso, encontra um mendigo e decide repartir a sua capa com o pobre. De seguida, o mau tempo dá lugar a um dia de verão.
Em data indeterminada, Martinho abandona o exército, dedica-se à vida religiosa.
Em 354 Martinho chega a Poitiers onde se junta a Santo Hilário, mas logo de seguida parte para Itália para se encontrar com a família e evangelizar os seus conterrâneos.
Por volta de 355-360 São Martinho é expulso da sua terra por causa do Arianismo, e passa um tempo isolado na ilha de Galinária, no meio do Mar Tirreno.
No ano 361 funda a sua primeira comunidade monástica. 10 anos depois torna-se Bispo de Tours, cargo que irá exercer durante 26 anos, até à sua morte.
São Martinho morre em Candes, perto de Tours, onde será enterrado com pompa e circunstância.
Segundo a lenda, o Verão de São Martinho deve-se ao facto de quando o seu corpo ser trasladado para Tours, o dia de inverno transformou-se num dia de verão.
Por Penafiel....
Em tempos Penafiel, era uma aldeia chamada São Martinho de Moazáres, à qual tinha uma igreja, onde apenas resta a sua capela-mor, actual Santa Luzia.
Quando a sede de Paróquia passou para o Lugar de Arrifana, foi construída uma imponente igreja, junto da capela do Espírito Santo, em honra de São Martinho.
A igreja Matriz de São Martinho de Penafiel foi inaugurada em 1570!!!
O blog em breve dá-te a conhecer a igreja Matriz!!!
Comentários