Personalidades de Penafiel...


Abílio Miranda, Investigador e Director da antiga Biblioteca/Museu
Abílio Miranda nasceu a 24 de Dezembro de 1894, em Penafiel, na Rua Alfredo Pereira. Exerceu actividade profissional de farmacêutico na farmácia Miranda, propriedade da sua família, situada no Largo da Ajuda em Penafiel. Escritor, ficou encarregado de organizar a Biblioteca Municipal de Penafiel em 1926. Dedicou-se com grande estima à Biblioteca/Museu do Concelho.
Em 1927 fundou e passou a dirigir a revista "Penha-fidelis", publicando nos anos seguintes um grande número de trabalhos de carácter histórico e arqueológico.
Fez ainda um levantamento das músicas dos Bailes dos Ofícios das Festas do Corpo de Deus.
Exerceu, também, o Cargo de Vereador da Câmara Municipal de Penafiel e dirigiu o Boletim da Comissão Municipal da Cultura.
Foi, ainda, inspector e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penafiel.
Depois dedicou a sua atenção ao desporto do concelho, uma vez que acreditava nele como "escola de formação para a vida", tendo construído a seu custo, o Campo da Saudade da União Desportiva Penafidelense, palco de vários campeonatos distritais.
Faleceu em 1962, na casa onde nasceu e viveu, na Rua Alfredo Pereira.
Tem um monumento em sua homenagem, inaugurado em 1965, 3 anos após a sua morte, na Avenida Pedro Guedes, em frente ao Quartel dos Bombeiros de Penafiel.

Comentários

Ricardo disse…
parabéns Tiago pelo teu trabalho desenvolvido!
Anónimo disse…
Acho óptima esta ideia de procurar a biografia das personalidades penafidelenses que contribuiram para aquilo que hoje é a nossa identidade e fizeram evoluir a cidade!
Muitos Parabéns, e continuação de óptimos posts.

A. Silva
Caro A.Silva;

dese já um muito obrigado pelos comentários endereçados;

este blog continuará a divulgar a Nossa Penafiel :)