Riquezas de Penafiel: Igreja de Nossa Senhora do Amparo

Igreja de Nossa Senhora do Amparo é conhecida por Igreja da Misericórdia...
A Igreja da Misericórdia situa-se em pleno centro histórico de Penafiel, em frente á Câmara Municipal, sendo que todo o complexo da igreja ocupa um quarteirão. É um templo Seiscentista de uma só nave, com uma grande capela-mor coberta por abóbada de berço com caixotões. A sua construção constituiu um marco importante na História da Santa casa e de Penafiel.
A aprovação régia de 1614, com a atribuição de privilégios e o incremento dos legados fariam da instituição um potentado local em termos económicos, sociais e religiosos, levaram à construção de um Templo condigno de maiores dimensões que se adquase ao crescimento da irmandade.
Em 1627/28 o provedor acordou com a Misericórdia a construção do templo no rocio de chãs (onde está igreja) à qual pagaria a capela-mor, onde ficará sepultado com os seus herdeiros.
A construção da igreja demorou 10 anos (1621-1631), a sua dimensão e irmandade a que estava ligada fizeram desde logo do templo um dos mais importantes da cidade e da região, dando uma nova centralidade à Vila de Arrifana de Sousa, visto que a zona envolvente à igreja Matriz e à Capela de Santo António velho era a de maior importância do burgo.
Ao longo dos anos a Igreja sofreu várias alterações, quer na fachada frontal, quer na lateral, daí se justificam os inúmeros nichos, oratórios e capelinhas que a igreja apresenta no exterior. Tem ainda um museu de arte sacra!!!
Altar-mor da Igreja, de estilo Neoclássico com 4 colunas de ordem corintia, de talha dourada. Ao centro um painel representando Jesus e a Samaritana e um anjo de Deus. O Altar sustenta ainda quatro imagens valiosas, (da esquerda para a direita): Nossa Senhora da Lapa; São Marcos; Santa Efigênia e São Joaquim!
Na Igreja podemos encontrar ainda os seguintes altares:
Altar dedicado a Nossa Senhora de Fátima, todo em talha dourada, com duas colunas de ordem corintia, na parte inferior um caixão com imagem de Jesus morto. Na parte superior uma imponente imagem da Senhora de Fátima ao centro; do lado direito São José e do lado esquerdo a Santa Teresinha.

Altar de São Cristóvão, virado para a praça dos táxis, é o Padroeiro dos viajantes. O Altar sustenta uma rica imagem de São Cristóvão. Em tempos teve a sua procissão que saía às ruas da cidade.

Altar do Senhor da Prisão, com uma imponente imagem de Senhor Jesus Cristo preso. Do lado direito o Menino Jesus de Praga, e do esquerdo o Senhor Misericordioso. Este altar tem duas colunas corintias!

Altar em talha dourada, com duas colunas corintias. Tem no centro a imponente imagem de Nosso Senhor da Aflição, à direita Santo António e à esquerda Santa Rita de Cássia.

Altar em talha dourada de estilo Neoclássico, segurando duas colunas corintias. Na parte inferior, caixão em vidro, com a imagem da Senhora da boa Morte; Na parte superior no centro o Sagrado Coração de Jesus, do lado esquerdo o São Pedro e do lado direito o São Sebastião.
No interior do Templo destaque ainda para o cadeiral barroco e o órgão, provenientes do Mosteiro de Bustelo.

Comentários