Riquezas de Penafiel: A Igreja Matriz de São Martinho

A Igreja Matriz é Monumento Nacional, situa-se na rua Direita em pleno centro histórico de Penafiel foi inaugurada em 1570!!!
A Igreja Matriz de São Martinho de Penafiel, classificada como Monumento Nacional, de estilo renascentista de três naves e quatro tramos separadas por duas arcadas de arcos de volta perfeita apoiados em colunas jónicas e cobertos por abóbadas de berço, começou a ser construída em 1561 e concluída em 1570, sobre a primitiva capela do Espírito Santo, remodelada no Século XVI ao gosto Manuelino por João Correia, rico mercador da cidade de Penafiel, para albergar aí o seu túmulo, constituído por uma lámina em bronze e de tipo flamengo onde aquele fez representar a sua imagem gravada. No exterior destaque para a fachada maneirista, de parede lisa rasgada por duas amplas janelas que flanqueiam o pórtico, composto por duas colunas jónicas e entablamento clássico sobre o qual se desenvolve um nicho rectangular, com a representação policromada de São Martinho e o mendigo encimada por rosácea.

Esta foto, do Altar-mor da Igreja, todo trabalhado em talha dourada, com um painel representando o São Martinho e o mendigo, com 3 colunas jónicas de cada lado, onde assentam duas imagens, São Pedro à direita, e São Martinho à esquerda. Nesta foto, do dia de São Martinho, encontra-se no lado esquerdo a imagem de São Luís Gonzaga, pois o padroeiro está em andor.
O altar de Nossa Senhora do Rosário, com duas colunas corintias, no centro uma grande imagem de Nossa Senhora do Rosário, a ladear, no lado esquerdo o Santo António e no lado direito a Santa Rita de Cássia.

Altar de Sagrado Coração de Jesus, talha dourada e com quatro colunas corintias. No centro uma grande imagem toda em madeira, do Sagrado Coração de Jesus.
À esquerda o São João Baptista e à direita a Nossa Senhora de Lurdes.

Altar de Nosso Senhor dos Passos, encontra-se na primitiva capela do Espírito Santo, onde se encontra o túmulo de João Correia. Altar simples com uma imponente imagem de Nosso Senhor a carregar uma cruz.

Altar do Santíssimo Sacramento, encontra-se na Nave da Direita (para quem entre na Igreja). Com 3 colunas corintias de cada lado, em talha dourada, no centro tem um painel com dois anjos segurando o Santíssimo.

Altar das Santas Alminhas, todo em talha dourada, com quatro colunas de ordem corintia, com um painel, todo em madeira, representando as alminhas no inferno, o céu com os anjos, São Martinho nas nuvens com a Santíssima Trindade recebê-lo no céu. A ladear tem a Santa Teresinha e Santa Rosália (lado esquerdo e direito da imagem respectivamente).

Altar de Nossa Senhora de Fátima, com 4 colunas de ordem corintia; todo trabalhado em talha dourada. No centro ergue-se uma imponente e valiosa imagem de Nossa Senhora de Fátima, que na nuvem tem o escudo de Portugal. No Lado esquerdo tem o Menino Jesus de Praga e no lado direito tem a imagem de São José.

Pia Baptismal da Igreja Matriz de Penafiel, situa-se no lado direito da igreja, com um painel onde tem São João Baptista a baptizar Jesus no Rio Jordão. Nas paredes encontram-se ainda Cruzes e painéis em azulejos com as estações de Cristo na Via Sacra a caminho do Calvário.





É uma igreja muito activa, estando diariamente aberta para culto até às 18h00, estando entre ao 12h30 e as 14h30 fechada para hora de almoço. Tem missa todos os dias às 21h30, ao sábado às 16h30 em tempo de catequese, e ao Domingo tem às 10h00 e às 16h00. Tem várias confrarias, entre as quais a do Santíssimo Sacramento que organiza as festas do Corpo de Deus, sendo a 2ªmais antiga do mundo, institucionalizada em 1540.

Comentários