Cidade de Penafiel: Igreja de Nossa Senhora da Conceição

No dia 8 de Dezembro foi feriado em Honra da Senhora da Conceição!
Em Penafiel existe uma igreja em sua honra, o blog deslocou-se a este monumento religioso para divulgar a sua história e espólio existente!!!
A igreja do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição ou Igreja das Freiras como é conhecida, situa-se em pleno centro histórico de Penafiel, na Rua Conde Ferreira, junto da principal avenida da cidade. Este templo religioso foi construído no Século XVIII, e durante muito tempo serviu de recolhimento das irmãs carmelitas de Nossa Senhora da Conceição.

Aquando das invasões francesas a igreja caiu em abandono, mas a arquiconfraria do Santíssimo e Imaculado Coração de Maria, que tinha sede na Igreja do Calvário, mudou-se para a Igreja das Freiras e desde então tomou conta dela. Mas só em 1857 é que foram cedidos à Arquiconfraria todos os paramentos, que têm do uso, festejos, o Cálice, as imagens da igreja, o coro, bem como o oratório, o realejo com o Santíssimo Crucificado e os sinos da igreja, em troca de 60 mil Reis.

Esta igreja de uma só nave, tem 5 altares, de talha dourada, e 2 nichos junto da entrada.

Altar-Mor da Igreja, com quatro colunas de ordem corintia, com um grande painel no centro, pintado à mão, representando, Nossa Senhora da Conceição.

Este Altar sustenta ainda 6 imagens de Santos, São José, Nossa Senhora, a visitação de Maria à prima, São Miguel, São Gonçalo e Santo Amaro.
No inicio da Nave para o Altar-mor, encontram-se junto da parede, as duas imagens mais antigas da Igreja, Nossa Senhora da Conceição e Santo António, ambas datadas do Século XVI.

Esta foto (acima) Altar de Santo Afonso Maria de Ligório, onde tem uma grande imagem ao centro. Do Lado esquerdo a Santa Rita de Cássia e do lado direito a Santa Clara de Assis.


Pormenor da Imagem do Santissimo e Imaculado Coração de Maria que se encontra no seu altar


Altar em madeira, trabalhado em talha dourada, com duas colunas de ordem corintia. No centro sustenta uma grande imagem do Imaculado Coração de Maria. No lado esquerdo encontra-se a imagem de São José, e do lado direito a imagem de Santa Inês.


Altar em Talha dourada, do Senhor dos Aflitos; com três grandes imagens; Jesus Crucificado no centro, Nossa Senhora das Dores à esquerda, e São João (apóstolo).


Altar do Sagrado Coração de Jesus, sustentando uma grande imagem sua no centro.
São Francisco Xavier e São Luís Gonzaga ladeiam (esquerda para a direita) respectivamente.

Comentários